Palavras e seus significados

Lições da Bíblia
“Em todas as línguas, há palavras tão ricas e profundas em significado que são difíceis de traduzir adequadamente em uma única palavra para outro idioma. Essas palavras exigem um amplo estudo de seu uso na Bíblia para a compreensão da amplitude de seu significado.”1
“3. Leia 1 Reis 3:6; Salmo 57:3; 66:20; 143:8; Miqueias 7:20. Como a misericórdia e a bondade de Deus se estendem às Suas criaturas? Assinale a alternativa correta:”1
1 Reis 3:6 (ARA)2: “Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê.”
Salmo 57:3 (ARA)2: “Ele dos céus me envia o seu auxílio e me livra; cobre de vergonha os que me ferem. Envia a sua misericórdia e a sua fidelidade.”
Salmo 66:20 (ARA)2: “Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.”
Salmo 143:8 (ARA)2: “Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma.”
Miqueias 7:20 (ARA)2: “Mostrarás a Jacó a fidelidade e a Abraão, a misericórdia, as quais juraste a nossos pais, desde os dias antigos.”
A.( ) O Senhor é misericordioso para com os que aceitam a Sua salvação e Seu perdão.
B.( ) O Senhor mantém a graça para com os que rejeitam a salvação.
Resposta sugestiva: Alternativa A.
“A palavra hebraica chesed (‘misericórdia’) é uma das mais ricas e profundas do Antigo Testamento. Ela descreve o amor de Deus, Sua bondade, misericórdia e o propósito da aliança em relação ao Seu povo. Nessas poucas passagens, O vemos demonstrando ‘grande benevolência (chesed) […] para com [Seu] servo Davi’ e ‘[mantendo-lhe] esta grande benevolência (chesed)’ (1Rs 3:6). ‘Deus enviará a Sua misericórdia (chesed) e a Sua verdade’ (Sl 57:3; ARC). Em relação a Israel, Ele mostrou ‘a Jacó a fidelidade e a Abraão, a misericórdia (chesed)’ (Mq 7:20). Livros inteiros foram escritos sobre a palavra chesed, tentando captar a profundidade da misericórdia e do amor de Deus para conosco.”1
“4. Leia Números 6:24-26; Jó 3:26; Salmo 29:11Isaías 9:6; 32:17. O que é a ‘paz’ (ou shalom) mencionada nessas passagens?”1
Números 6:24-26 (ARA)2: “24 O SENHOR te abençoe e te guarde; 25 o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; 26 o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.”
Jó 3:26 (ARA)2: “Não tenho descanso, nem sossego, nem repouso, e já me vem grande perturbação.”
Salmo 29:11 (ARA)2: “O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo.”
Isaías 9:6 (ARA)2: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
Isaías 32:17 (ARA)2: “O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre.”
“A palavra hebraica shalom é muitas vezes traduzida como ‘paz’. Mas seu significado é muito mais profundo e amplo do que esse termo. Ela pode ser traduzida como ‘plenitude, inteireza e bem-estar’. A bênção e a bondade de Deus nos mantêm em estado de shalom, que é um dom de Deus (Nm 6:24-26). Em contrapartida, a experiência de aflição de Jó produziu uma situação em que ele não tinha ‘descanso’ nem ‘sossego’, pois lhe faltava shalom. Neste mundo agitado, é uma bênção profunda receber o sábado com as palavras Shabbat shalom, pois nossa comunhão com Deus proporciona paz e plenitude.”1
Mesmo que não conheçamos o significado original dessas palavras, como podemos viver a realidade da sua essência mediante a boa compreensão e dedicação no estudo das Escrituras?
Segunda-feira, 11 de maio de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Com interpretar as Escrituras Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 500, abr. mai. jun. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos