A Palavra viva de Deus e o Espírito Santo

Lições da Bíblia

“É muito importante estudar a Palavra de Deus com atenção e com o método apropriado. Porém, igualmente importante, talvez até mais, é colocarmos em prática o que aprendemos. O objetivo supremo de nosso estudo da Bíblia não é adquirir um conhecimento superior, por mais maravilhoso que isso seja. Não se trata do nosso domínio profundo da Palavra de Deus, mas do controle da Palavra de Deus sobre nós, mudando nossa vida e nossa maneira de pensar. Isso é o que realmente importa. Estar disposto a viver a verdade aprendida significa estar disposto a se submeter a essa verdade bíblica. Essa escolha às vezes envolve uma luta intensa, pois estamos travando uma batalha a respeito de quem terá a supremacia em nosso pensamento e em nossa vida. E, no fim, há apenas dois lados para escolher.”1

“1. Leia Filipenses 2:12-16. Como devemos viver? Assinale a alternativa correta:”1

Filipenses 2:12-16 (ARA)2: “12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. 14 Fazei tudo sem murmurações nem contendas, 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, 16 preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.”

A.( ) De modo irrepreensível, obedecendo e preservando a Palavra de Deus.
B.( ) De acordo com nossas convicções e gostos pessoais.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Evidentemente, Deus atua em nós, mas Ele o faz mediante o Espírito Santo, o único que nos dá a sabedoria para compreender as Sagradas Escrituras. Além disso, como seres humanos pecaminosos, muitas vezes nos opomos à verdade de Deus e, se deixados por nossa conta, não obedeceríamos à Palavra do Senhor (Rm 1:25; Ef 4:17, 18). Sem o Espírito Santo, não há afeição pela mensagem de Deus. Não há esperança, confiança nem amor em resposta à verdade. Por meio do Espírito Santo, Deus realmente ‘efetua em [nós] tanto o querer como o realizar’ (Fp 2:13).”1

“O Espírito Santo é um professor que deseja nos conduzir a uma compreensão mais profunda das Escrituras e a uma alegre apreciação da Palavra de Deus. Ele traz as verdades da Palavra à nossa atenção e nos dá novas percepções sobre elas, para que nossa vida seja caracterizada pela fidelidade e obediência amorosa à vontade de Deus. ‘Ninguém é capaz de explicar as Escrituras sem o auxílio do Espírito Santo. Mas quando tomamos a Palavra de Deus com o coração humilde e dócil, os anjos de Deus estarão ao nosso lado para impressionar-nos com as evidências da verdade’ (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 411). Assim, as coisas espirituais são interpretadas espiritualmente (1Co 2:13, 14) e somos capazes de obedecer alegremente às Escrituras ‘todas as manhãs’ (Is 50:4, 5 [‘4 O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos. 5 O Senhor Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, não me retraí.’]).”1

Domingo, 21 de junho de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Com interpretar as Escrituras Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 500, abr. mai. jun. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos