Como Jesus tratava as pessoas

 Lições da Bíblia

“O objetivo de Jesus era extrair o melhor das pessoas. Mesmo quando as circunstâncias eram excepcionalmente desafiadoras, Ele respondia com a graça salvadora. O evangelho de Lucas registra que as multidões ‘se maravilhavam das palavras de graça que Lhe saíam dos lábios’ (Lc 4:22), e o evangelho de João acrescenta que ‘a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo’ (Jo 1:17). A abordagem de Cristo para com as pessoas era irresistível. Suas palavras graciosas tocavam o coração delas de maneira que elas respondiam positivamente.”1

“2. Leia Mateus 8:5-10 e Marcos 12:34. Quais palavras de esperança Jesus falou a duas pessoas improváveis – um centurião romano e um escriba judeu?”1

Mateus 8:5-10 (ARA)2: “5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: 6 Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. 7 Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. 8 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. 9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. 10 Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.”

Marcos 12:34 (ARA)2: “Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.”

“A declaração de Jesus a um oficial militar romano foi revolucionária. Pense como aquele oficial de carreira do exército deve ter se sentido quando Jesus afirmou que não havia encontrado tamanha fé nem mesmo em Israel! Considere os pensamentos do escriba judeu quando Jesus lhe disse: ‘Não estás longe do reino de Deus’. Jesus tinha a capacidade de realçar o melhor das pessoas. Poucas coisas são tão eficazes quanto um elogio para abrir o coração ao evangelho. Busque o que há de bom nas pessoas ao seu redor e permita que elas saibam que você as aprecia.”1

“3. Compare Isaías 42:3, Colossenses 4:5, 6 e Efésios 4:15. Quais princípios vitais esses textos revelam sobre compartilhar a fé e sobre relacionamentos?”1

Isaías 42:3 (ARA)2: “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito.”

Colossenses 4:5, 6 (ARA)2: “5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. 6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”

Efésios 4:15 (ARA)2: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

“Quando nossas palavras são encorajadoras e repletas de graça, elas influenciam positivamente a vida dos outros. As palavras proféticas de Isaías revelam que Jesus não esmagaria o ‘caniço rachado’ nem apagaria ‘o pavio fumegante’ (NVI). Ou seja, Jesus era tão compassivo que ­cuidava para não ferir desnecessariamente alguém que estava apenas chegando à fé nem apagar a menor brasa de fé no coração das pessoas.”1

“Por que a maneira de dizer é tão importante quanto o que dizemos, ou ainda mais importante? Há algo errado com a seguinte afirmação: ‘A verdade é a verdade, e as pessoas precisam aceitá-la ou abandoná-la’?”1

“Por que a maneira de dizer é tão importante quanto o que dizemos, ou ainda mais importante? Há algo errado com a seguinte afirmação: ‘A verdade é a verdade, e as pessoas precisam aceitá-la ou abandoná-la’?”1

Segunda, 17 de agosto de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos