Descobrindo os dons

Lições da Bíblia

“5. Compare 1Coríntios 1:4-9 com 2Coríntios 1:20-22. O que essas passagens revelam sobre as promessas de Deus, especialmente a respeito dos dons espirituais antes da segunda vinda de Cristo?”1

1Coríntios 1:4-9 (ARA)2: “4 Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5 porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; 6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, 7 de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, 8 o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.”

2Coríntios 1:20-22 (ARA)2: “20 Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. 21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, 22 que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.

“Deus promete que Sua igreja manifestará todos os dons do Espírito Santo pouco antes do retorno de nosso Senhor. Suas promessas são certas. Ele nos deu o testemunho do Espírito Santo em nosso coração para guiar cada um de nós a uma compreensão dos dons que Ele nos concedeu. Deus é quem dá os dons e mediante Seu Espírito os revela a nós.”1

“6. Leia Lucas 11:13, Tiago 1:5 e Mateus 7:7. Se desejamos descobrir os dons que Deus deu a cada um de nós, o que Ele nos convida a fazer?”1

Lucas 11:13 (ARA)2: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

Tiago 1:5 (ARA)2: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.”

Mateus 7:7 (ARA)2: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”

“Recebemos os dons do Espírito ao nos consagrarmos a Deus e pedirmos que Ele nos revele os dons que nos deu. Quando nosso coração é esvaziado de glória pessoal e nossa prioridade é servir a Jesus, Seu Espírito nos impressiona com os dons espirituais que Ele tem para nós. ‘Somente quando os discípulos se renderam plenamente à Sua atuação em fé e súplicas foi derramado sobre eles o Espírito Santo. Então os bens do Céu foram concedidos aos seguidores de Cristo em sentido especial […]. Esses dons já são nossos em Cristo, mas a posse real depende de nossa recepção do Espírito de Deus’ (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 327).”1

“Os dons espirituais (veja 1Co 12:4-6 [‘4 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. 5 E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.’]) são qualidades transmitidas por Deus para que possamos servi-Lo efetivamente. Os ministérios são as áreas gerais em que podemos expressar nossos dons, e as atividades são os eventos específicos que nos permitem usá-los. Os dons espirituais não vêm completamente desenvolvidos. Quando o Espírito Santo o impressionar com alguma área de serviço, ore para que Ele o guie a um ministério específico para exercitar seu dom por meio de uma atividade de evangelismo.”1

“Quais são seus dons específicos e, mais importante, como você pode aperfeiçoá-los para o serviço do Senhor?”1

Quarta-feira, 05 de agosto de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos