Equilíbrio entre verdade e amor

 Lições da Bíblia

“Jesus não deixou de apresentar a verdade ‘por causa do amor’, pois isso não seria amor. O amor sempre busca o melhor para o outro. Não há ­conflito entre amor e verdade. A verdade apresentada com humildade e bondade é uma declaração de amor. Jesus disse: ‘Eu Sou o caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14:6). Ele é o único caminho de salvação (At 4:12). Sua graça nos salva para que possamos conhecer Sua verdade e viver Sua vida. A verdade sem amor leva a um legalismo asfixiante, que sufoca a vida espiritual. O chamado “amor” sem verdade leva ao sentimentalismo tolerante, sem consistência, deixando o indivíduo à deriva em um mar de incertezas. A verdade apresentada com amor leva a uma experiência cristã genuína que dá direção, propósito e certeza.”1

6. Leia 1 Pedro 3:15, 2 Timóteo 4:2 e Tito 3:4, 5. Quais expressões nesses versos revelam o equilíbrio entre apresentar a verdade bíblica e um espírito humilde e acolhedor?”1

1 Pedro 3:15 (ARA)2: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,”

2 Timóteo 4:2 (ARA)2: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”

Tito 3:4, 5 (ARA)2: “4 Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, 5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

“Os escritores do Novo Testamento nunca enfatizaram o amor acima da verdade. Eles reuniram belamente amor e verdade, graça e Lei, compaixão e honestidade. Pedro exortou os irmãos: ‘Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor’ (1Pe 3:15, 16). Em outras palavras, você precisa saber em que crê, por qual razão crê e ser capaz de explicar aos outros. Isso não significa que você tenha todas as respostas nem que deve convencer as pessoas de suas crenças. Significa apenas que, com ‘mansidão e temor’, isto é, com humildade e senso da grandeza das questões em jogo, você pode explicar e defender sua fé.”1

“Paulo aconselhou seu jovem discípulo Timóteo: ‘Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina’ (2Tm 4:2). Ele lembrou Tito de que a bondade e o amor de Deus salvaram aqueles que renasceram Nele (Tt 3:5).”1

“Também somos chamados a apresentar a verdade com amor, mansidão e humildade. O Senhor nos convida a unir-nos a Ele, compartilhando com atitudes que demonstram aceitação Sua mensagem dos últimos dias ao mundo que morre sem Cristo.”1

“Se alguém lhe perguntasse: ‘Por que você é cristão?’, como responderia e por quê?”1

Quinta-feira, 27 de agosto de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos