Mudança de atitude

 Lições da Bíblia

“Nossas atitudes muitas vezes determinam nossa capacidade de influenciar os outros. Uma atitude dura, crítica e inamistosa afastará as pessoas de nós, e mesmo que sejamos capazes de testemunhar, nossas palavras, por mais verdadeiras que sejam, muito provavelmente não serão recebidas.”1

“Em contraste com isso, uma atitude positiva e uma crença nas pessoas as atraem para nós. Isso cria um vínculo de amizade. Jesus afirmou esse princípio de maneira bela quando disse: ‘Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer’ (Jo 15:15). Apesar de suas fraquezas e erros, os amigos se aceitam e compartilham livremente suas alegrias e tristezas.”1

“3. Leia Mateus 15:21-28 e Marcos 14:6-9. Esses textos descrevem duas mulheres em circunstâncias amplamente diferentes. Jesus parece ser duro com uma delas e gentil com a outra. Qual é o indício de que Jesus estava alcançando com Sua graça salvífica tanto uma quanto a outra e construindo confiança?”1

Mateus 15:21-28 (ARA)2: “21 Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. 22 E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23 Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. 24 Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! 26 Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.

Marcos 14:6-9 (ARA)2: “6 Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. 7 Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. 8 Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura. 9 Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.

“A mulher em Mateus 15 era cananeia. Jesus intencionalmente recusou o pedido dela de início para que, à medida que ela persistisse, sua fé crescesse. Ele finalmente concedeu o desejo dela e, em seguida, fez uma declaração surpreendente que um líder religioso da Judeia daquela época jamais faria a uma pobre mulher cananeia. Ele disse publicamente: ‘Ó mulher, grande é a tua fé!’ (Mt 15:28). Ele fez um dos maiores elogios que nenhum mestre religioso poderia fazer. Você imagina como o coração dela se alegrou e sua vida mudou?”1

“Já a mulher que ungiu os pés de Jesus com perfume caro era judia – uma mulher de má reputação, que havia falhado muito e pecado com frequência, mas tinha sido perdoada e transformada. Quando outros a criticaram, Jesus a elogiou e aprovou suas ações. Ele declarou: ‘Onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua’ (Mc 14:9).”1

“Considerando as duas histórias que lemos, quais são os elementos essenciais de uma atitude positiva para conquistar pessoas para Cristo? Quais mudanças você precisa fazer em sua atitude, não apenas para o testemunho, mas para a vida em geral?”1

Segunda-feira, 24 de agosto de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos