O poder criador da Palavra de Deus

 Lições da Bíblia

“2. Compare Hebreus 1:1-3; 4:12 e Salmo 33:6, 9. O que essas passagens revelam sobre o poder da Palavra de Deus?”1

Hebreus 1:1-3 (ARA): “1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,”

Hebreus 4:12 (ARA): “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

Salmo 33:6, 9 (ARA): “6 Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. […] 9 Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.”

“A Palavra de Deus é viva. Ela tem o poder de realizar as coisas que ela declara. As palavras humanas podem falar do que existe, mas Deus fala de coisas que ainda não foram feitas e, em seguida, as cria pelo poder de Sua palavra. A Palavra de Deus é criadora. A Palavra audível que procede de Sua boca tem o poder de criar tudo o que proclama.”1

“Na história da criação relatada em Gênesis 1, a expressão ‘disse Deus’ é usada repetidamente (Gn 1:3, 6, 11, 14, 20, 24, 26, 29). As palavras declarativas de Deus tinham tanto poder que, quando Ele falou, a terra seca apareceu, as plantas brotaram, as flores desabrocharam, as árvores frutíferas floresceram e os animais surgiram.”1

“Há uma palavra hebraica impressionante utilizada em Gênesis 1 para designar a atividade criativa de Deus. É a palavra bara. Nessa forma específica, ela é usada para a ação de Deus de criar algo do nada. O verbo é usado somente quando Deus é o sujeito. Isto é, somente Deus pode executar a ação da palavra bara, e Ele o faz mediante o poder de Sua palavra falada.”1

“Deus não apenas criou este mundo pelo poder de Sua palavra, mas também o sustenta e mantém por meio dela. O mesmo poder que está na Palavra falada de Deus está em Sua palavra escrita. O mesmo Espírito Santo que atuou na criação também atuou na inspiração das Escrituras. Ele está presente quando lemos a Bíblia ou a compartilhamos. Há um poder criador, doador e transformador de vida na Palavra de Deus. ‘A energia criadora que trouxe os mundos à existência está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder e gera vida. Cada ordenança é uma promessa; quando é aceita voluntariamente e recebida no coração, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, restaurando-a à imagem de Deus’ (Ellen G. White, Educação, p. 126).”1

“Ao entendermos as maravilhosas promessas encontradas na Palavra de Deus, nossa vida é transformada e, à medida que ajudamos outras pessoas a compreendê-las, o Espírito Santo também transforma a vida delas.”1

“Imagine: Deus falou e tudo se fez. Como podemos entender o que isso significa? O que essa incrível realidade nos revela sobre Seu poder? Por que essa verdade sobre o poder criativo de Deus deve nos confortar?”1

Segunda-feira, 10 de agosto de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos