A dinâmica dos pequenos grupos

 Lições da Bíblia

“Os pequenos grupos são instrumentos de Deus para o crescimento da igreja e o desenvolvimento espiritual por meio de relacionamentos fraternais. Inicialmente, muitos se sentem mais à vontade em um pequeno grupo do que em um culto tradicional na igreja.”1

“8. Leia Atos 4:31; 12:12; 20:17-19, 27-32. Liste os diferentes elementos desses grupos do Novo Testamento. Em quais atividades eles estavam envolvidos?”1

Atos 4:31 (ARA)2: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

Atos 12:12 (ARA)2: “Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.”

Atos 20:17-19, 27-32 (ARA)2: “17 De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja. 18 E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, 19 servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram, […] 27 porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus. 28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. 29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. 30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um. 32 Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.”

“Os primeiros cristãos se reuniam para interceder pelos outros, orar por suas preocupações, ter comunhão acolhedora, estudar a Palavra de Deus, preparar-se para o serviço, ajudar a proteger uns aos outros contra falsos mestres e participar juntos de atividades evangelísticas.”1

“Os pequenos grupos fazem a diferença. Os que unem seus dons no serviço, que se concentram no poder do Espírito para evangelizar, são uma arma nas mãos do Senhor.”1

“9. De acordo com Jesus, qual é a solução para o problema da seara? Mt 9:37, 38”1

Mateus 9:37, 38 (ARA)2: “37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

“Os discípulos viram poucas possibilidades para o progresso do evangelho, mas Jesus viu muitas oportunidades. Ele compartilhou as boas-novas de que ‘a seara, na verdade, é grande’, mas apontou o problema: ‘os trabalhadores são poucos’. A solução é orar ‘ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara’ (Mt 9:38). Os pequenos grupos são uma resposta à oração de Cristo e aumentam exponencialmente o número de trabalhadores em Sua seara.”1

“O foco de todo pequeno grupo eficaz é o testemunho e o serviço. O ministério de pequenos grupos logo desaparecerá se seu foco for interno e não externo. Se o pequeno grupo se tornar egoísta e pouco mais que uma reunião de discussão, falhará em seu propósito e perderá a razão vital de sua existência. Os pequenos grupos existem para levar as pessoas a Jesus, nutrir sua fé Nele e habilitá-las a testemunhar de Cristo.”1

“Talvez Deus esteja chamando você para iniciar um pequeno grupo em sua casa. Por que não começar a orar sobre isso? Tenha uma experiência espiritualmente gratificante.”1

Quinta-feira, 03 de setembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos