Jesus: o fundamento de nosso testemunho

 Lições da Bíblia

“Como cristãos, todos temos uma história pessoal para contar, um relato do que Jesus mudou em nossa vida e sobre o que Ele fez por nós.”1

“1. Leia Efésios 2:1-10. Como éramos antes de conhecer a Cristo? O que é nosso desde que O aceitamos?”1

A. Antes de conhecer a Cristo (Ef 2:1-3)2: “1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

B. Depois de conhecer a Cristo (Ef 2:4-10)2: 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

“Que mudança incrível! Antes de conhecermos a Cristo, estávamos ‘mortos em [nossos] delitos e pecados’, andando ‘segundo o curso deste mundo’, ‘fazendo a vontade da carne’; ‘e éramos, por natureza, filhos da ira’. Simplificando, antes de conhecer a Cristo, vagávamos sem rumo pela vida em uma condição perdida.”1

“Podemos ter vivenciado o que parecia ser felicidade, mas havia uma angústia do coração e um propósito não realizado em nossa vida. Ir a Cristo e experimentar Seu amor fizeram toda a diferença. Agora, Nele, estamos verdadeiramente ‘vivos’. Mediante ‘a suprema riqueza da Sua graça’ e Sua rica misericórdia para conosco, recebemos o dom da salvação. Ele nos ressuscitou para nos fazer ‘assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus’. No Salvador, a vida assumiu um novo significado e tem um novo propósito. Como João declarou: ‘A vida estava Nele e a vida era a luz dos homens’ (Jo 1:4).”

“2. Leia Efésios 2:10. Por que as boas obras são tão essenciais para a fé do cristão? Como entender essa ideia no contexto da salvação pela fé ‘independentemente das obras da lei’ (Rm 3:28)?”1

Efésios 2:10 (ARA)2: “10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Romanos 3:28 (ARA)2: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.

“O que mudou em sua vida por causa de Cristo? Essa mudança poderia ajudar alguém a conhecer Jesus? O que você pode fazer para compartilhar essa experiência?”1

Domingo, 06 de setembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos