O foco do Apocalipse no tempo do fim

 Lições da Bíblia

“Os evangelhos se concentram principalmente na primeira vinda de Cristo. Eles contam a história de Seu nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição. Embora falem de Sua segunda vinda, essa não é sua ênfase principal. Contudo, o foco do livro do Apocalipse é o clímax do conflito dos séculos. Cada uma das principais profecias desse livro termina na gloriosa segunda vinda de nosso Senhor.”1

“3. Leia Apocalipse 1:7; 11:15; 14:14-20; 19:11-18. Qual conclusão semelhante vemos em cada uma dessas passagens?”1

Apocalipse 1:7 (ARA)2: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!”

Apocalipse 11:15 (ARA)2: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.”

Apocalipse 14:14-20 (ARA)2: 14 Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. 15 Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! 16 E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada. 17 Então, saiu do santuário, que se encontra no céu, outro anjo, tendo ele mesmo também uma foice afiada. 18 Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas! 19 Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. 20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios.”

Apocalipse 19:11-18 (ARA)2: “11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. 12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. 13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; 14 e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. 15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. 17 Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus, 18 para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes.”

“Do primeiro ao último capítulo do Apocalipse, o clímax de cada profecia é a vinda de Jesus. O ‘Cordeiro que foi morto’ (Ap 5:12) virá outra vez como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19:16). Ele derrotará todos os inimigos que oprimem e perseguem Seu povo (Ap 17:14). Ele livrará Seu povo do pesadelo do pecado e os levará ao lar de glória. O grande conflito entre o bem e o mal terminará. A Terra será renovada, e os remidos viverão para sempre com seu Senhor (Ap 21:1-4).”1

“Em Apocalipse 22:7 (ver também os versos 12, 17 e 20), Jesus disse: ‘Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro’. O apelo final de Jesus à humanidade é que aceitemos Seu amor e graça e obedeçamos à Sua verdade, a fim de nos prepararmos para a Sua volta. O Apocalipse termina com o convite de Cristo: ‘O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem!’ (Ap 22:17).”1

“Nosso Senhor chama todos os que buscam a vida eterna a vir a Ele. Então, o Salvador convida os que aceitaram a mensagem da salvação e aguardam ansiosamente Seu retorno a se juntar a Ele, convidando outros a aceitar o Seu amor. Ele nos envia na sagrada missão de compartilhar Sua verdade a fim de preparar o mundo para Sua breve vinda. Não há nada mais gratificante do que participar com Jesus de Sua missão ao mundo. Não há nada mais satisfatório do que cooperar com Cristo em Seu plano de salvação dos últimos dias.”1

“Cristo virá em breve? João escreveu essas palavras cerca de dois mil anos atrás. No entanto, dada a nossa compreensão do estado dos mortos, por que a segunda vinda de Jesus, em nossa experiência pessoal, ocorre apenas um instante após a morte? Como a verdade da ressurreição nos ajuda a entender a rapidez com que Cristo virá?”1

Segunda-feira, 14 de setembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos