Testemunhando com segurança

 Lições da Bíblia

“6. Leia 1 João 5:11-13, Hebreus 10:19-22 e 1 Coríntios 15:1, 2. Que certeza de vida eterna as Escrituras nos dão que nos permitem testemunhar com segurança de nossa salvação em Cristo?”1

1 João 5:11-13 (ARA)2: “11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.”

Hebreus 10:19-22 (ARA)2: 19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.”

1 Coríntios 15:1, 2 (ARA)2: “1 Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; 2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.”

“Se não temos a certeza pessoal da salvação em Jesus, não é possível compartilhá-la. Não podemos oferecer o que não temos. Há cristãos conscienciosos que vivem em um estado de incerteza perpétua, imaginando se algum dia serão bons o suficiente para serem salvos. É como um velho e sábio pregador disse uma vez: ‘Quando olho para mim mesmo, não vejo como posso me salvar. Mas quando olho para Jesus, não vejo como posso me perder’. As palavras do Senhor ressoam com certeza através dos tempos: ‘Olhai para Mim e sede salvos, vós, todos os limites da Terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro’ (Is 45:22).”1

“Nosso Senhor deseja que cada um de nós se alegre na salvação que Ele oferece tão generosamente. Ele quer que experimentemos o que significa ser justificado por Sua graça e estar livre da condenação que a culpa do pecado traz. Como Paulo disse: ‘Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo’ (Rm 5:1). O apóstolo acrescentou que podemos ter a certeza de que ‘agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus’ (Rm 8:1). O apóstolo João confirmou que ‘aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida’ (1Jo 5:12).”1

“Se, pela fé, aceitamos Jesus e Ele vive em nosso coração por meio de Seu Espírito Santo, o dom da vida eterna é nosso hoje. Isso não quer dizer que, uma vez que experimentamos a graça de Deus e a salvação em Cristo, seria impossível perdê-la (2Pe 2:18-22; Hb 3:6; Ap 3:5). Sempre temos a livre escolha de nos afastar Dele, mas, uma vez que experimentamos Seu amor e entendemos a profundidade de Seu sacrifício, nunca devemos optar por nos afastar Daquele que nos ama tanto. Dia após dia, precisamos buscar oportunidades de compartilhar a graça que recebemos em Jesus.”1

“Você está seguro da salvação em Jesus? Se sim, qual é o fundamento da sua segurança e por que você tem essa certeza? Por outro lado, se não tem certeza, quais práticas podem ajudá-lo a ter essa convicção?”1

Quarta-feira, 09 de setembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos