Transformados pelo amor de Cristo

 Lições da Bíblia

“João e Tiago, filhos de Zebedeu, eram conhecidos como os ‘Filhos do Trovão’ (Mc 3:17). Na verdade, Jesus lhes deu esse apelido. Um fato que ilustra o temperamento impetuoso de João ocorreu quando Jesus e Seus discípulos estavam viajando por Samaria. Quando tentaram encontrar um aposento para passar a noite, enfrentaram oposição devido ao preconceito dos samaritanos contra os judeus. Eles não foram aceitos nem mesmo na mais humilde das acomodações.”1

“Tiago e João pensaram ter a solução para o problema. ‘Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do Céu para os consumir?’ (Lc 9:54). Jesus repreendeu os irmãos, e todos deixaram o vilarejo em silêncio. O caminho de Jesus é o do amor, não da força combativa.

Na presença do amor de Jesus, a impetuosidade e a ira de João foram transformadas em bondade amorosa e espírito gentil e compassivo. Na primeira epístola de João, a palavra ‘amor’ aparece quase 40 vezes; e em suas várias formas, aparece 50 vezes.”1

“3. Leia 1 João 1:1-4; 3:1; 4:7-11; 5:1-5. O que essas passagens revelam sobre o testemunho de João e as mudanças que ocorreram em sua vida por causa de sua interação com Jesus? Assinale a alternativa correta:”1

1 João 1:1-4 (ARA)2: “1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida 2  (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), 3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4 Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.”

1 João 3:1 (ARA)2: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.”

1 João 4:7-11 (ARA)2: “7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.

1 João 5:1-5 (ARA)2: “1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. 3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”

A.(  ) João se tornou um discípulo amoroso, que recomendava a todos o amor.
B.(  ) João passou a controlar sua ira pelo medo de passar vergonha.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Existe uma verdade eterna que é uma lei do Universo. Ellen G. White apresentou esse princípio com estas sábias palavras: ‘O uso da força é contrário aos princípios do governo de Deus. Ele deseja apenas o serviço de amor. E o amor não pode ser imposto, não pode ser conquistado pela força ou autoridade. Só o amor desperta amor’ (O Desejado de Todas as Nações, p. 22).”1

“Quando estamos comprometidos com Cristo, Seu amor brilhará de nós para os outros. O maior testemunho do cristianismo é uma vida transformada. Isso não significa que jamais cometeremos erros nem que seremos, em todos os momentos, os condutos de amor e graça que devemos ser. Mas significa que, nas condições ideais, o amor de Cristo fluirá de nossa vida e seremos uma bênção às pessoas ao nosso redor.”1

“Você reflete bem o amor de Cristo para os outros? Pense nas implicações de sua resposta.”1

Segunda, 07 de setembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Fazendo amigos para Deus: A alegria de participar de Sua missão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 501, jul. ago. set. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos