Para que sejas bem-sucedido

 Lições da Bíblia

“Em toda a Bíblia, vemos outros resultados de conhecer e obedecer à lei de Deus.”1

“4. Leia Josué 1:7, 8. O que o Senhor disse a Josué? Como os princípios encontrados no texto se aplicam a nós hoje? Assinale a alternativa correta:”1

“O Senhor disse a Josué na entrada de Canaã: ‘Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que Meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares’ (Js 1:7).”1

A.(  ) Que ele devia ser forte e corajoso para obedecer à lei.
B.(  ) Que ele devia adaptar a lei à cultura da terra de Canaã.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Essa noção de sucesso derivado da obediência pode parecer contrária à maneira pela qual o sucesso é medido no mundo hoje. Muitos acreditam que as marcas de sucesso sejam inovação, criatividade e autoconfiança. Para ter sucesso em determinado setor, muitas vezes é necessário talento extraordinário e assumir riscos. No entanto, aos olhos de Deus o sucesso requer uma série de recursos diferentes.”1

“5. Leia Apocalipse 12:17; 14:12; Romanos 1:5; 16:26; Tiago 2:10-12. O que esses versos nos revelam sobre obediência à lei de Deus? Ou seja, mesmo que não sejamos salvos pela obediência à lei, por que é tão importante que ainda a obedeçamos? Assinale a alternativa correta:”1

Apocalipse 12:17 (ARA)2: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.”

Apocalipse 14:12 (ARA)2: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

Romanos 1:5 (ARA)2: “por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios,”

Romanos 16:26 (ARA)2: “e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,”

Tiago 2:10-12 (ARA)2: “10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

A.( ) A lei é uma garantia de que seremos salvos um dia.
B.( ) Somos salvos para a obediência. A lei de Deus ainda é válida hoje.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

“Antigo Testamento, Novo Testamento, Antiga Aliança, Nova Aliança, não importa: como cristãos que creem na Bíblia, somos chamados a obedecer à lei de Deus. A transgressão da lei, também conhecida como pecado, apenas leva à dor, sofrimento e morte eterna. Quem já não experimentou ou viu os resultados do pecado, da transgressão da lei de Deus? Assim como o antigo Israel prosperaria obedecendo à lei de Deus (mesmo que eles também precisassem da graça), nós também prosperamos. Portanto, como parte da educação cristã, precisamos manter a lei de Deus como um componente central do que significa viver pela fé e confiar na graça de Deus.”1

“Qual tem sido sua experiência e aprendizado com as consequências do pecado? O que você pode contar aos outros para que, talvez, eles não cometam os mesmos erros?”1

Terça-feira, 13 de outubro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos