Idolatria na educação
Lições da Bíblia
“O Israel antigo estava cercado por povos muito religiosos, pessoas tão dedicadas a adorar e aplacar seus deuses que sacrificavam até seus próprios filhos! Eram muito dedicados, mas totalmente equivocados.”1
“Portanto, a verdadeira adoração ao Deus verdadeiro era uma parte importante da proteção aos hebreus diante do perigo de serem apanhados na idolatria e na adoração falsa que os cercava. No entanto, apesar de todas as advertências, eles ainda caíram nas práticas idólatras contra as quais haviam sido especificamente advertidos.”1
“E nós hoje? Por que a adoração ao Deus verdadeiro, relatando tudo o que Ele fez por nós, é também tão importante – especialmente diante dos perigos da idolatria moderna?”1
“7. Leia Marcos 7:1-13. Qual princípio encontrado nos versos 7-9 poderia ser aplicado hoje no contexto da educação cristã e do perigo dos falsos ensinos tirados do mundo e que poderiam impactar negativamente a prática da nossa fé?”1
Marcos 7:1-13 (ARA)2: “1 Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém. 2 E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar 3 (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; 4 quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal [e camas]), 5 interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar? 6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 8 Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. 9 E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. 10 Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. 11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor, 12 então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe, 13 invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.”
“Muitas ideias importantes e intelectuais do mundo de hoje estão fundamentadas em uma visão naturalista da realidade. Muitas disciplinas na escola são estudadas hoje a partir dessa perspectiva, o que geralmente significa que o que é ensinado será contraditório às Escrituras. Podemos ficar tentados a adorar ideias postuladas, teorizadas e colocadas em prática. Também podemos idolatrar as mentes brilhantes dos filósofos, cientistas e matemáticos que registraram essas ideias. O problema é que muitas vezes essas ideias podem entrar em conflito com as Escrituras; no entanto, como atualmente são ensinadas e consideradas verdadeiras, as pessoas tentam incorporá-las à educação cristã. Contudo, a única maneira de fazer isso é transigir com a fé, o que geralmente significa distorcer as Escrituras, a fim de tentar ajustá-las às ideias atuais.”1
“Quais crenças populares atuais entram em conflito com as Escrituras? Como igreja, de que modo podemos impedir que elas sejam incorporadas ao nosso sistema educacional?”1
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1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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