Jesus como Professor

 Lições da Bíblia

“A Bíblia usa muitos termos para descrever Jesus. Ele é o Filho de Deus, Messias, Filho do Homem, Salvador, Redentor, Senhor, Cordeiro de Deus, entre outros nomes. Mas, para os que O conheceram melhor durante Seus mais de três anos de ministério público na Judeia e na Galileia, Ele era um Professor. Eles o chamavam de ‘Mestre’ ou ‘Rabi’. Ambos significam ‘professor’.”1

“Portanto, para Jesus, a profissão de professor e a obra de ensino foram uma forma especialmente apropriada de desempenhar Seu ministério público. De certa maneira, Sua obra de redenção é semelhante à obra de ensino. Além disso, ela havia sido predita pelo profeta do evangelho.”1

“2. O que Isaías 11:1-9 revela sobre a função de ensino de Jesus? Assinale a alternativa correta:”1

Isaías 11:1-9 (ARA)2: “1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. 2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins. 6 O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. 8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. 9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.”

A.( ) Segundo o profeta, Jesus teria o Espírito de sabedoria e de conhecimento.
B.( ) Segundo o profeta, Jesus teria o Espírito de condenação.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Uma das profecias messiânicas mais surpreendentes das Escrituras se encontra em Isaías 11. Os versos 1-3 retratam o Messias vindouro em termos educacionais, Alguém que traria conhecimento, conselho, sabedoria e entendimento. A passagem conclui com esta promessa extraordinária: ‘Porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar’ (Is 11:9). Possivelmente, esses ensinamentos das Escrituras tenham inspirado Ellen G. White em seu livro sobre educação a observar que a obra de educação e a obra de redenção são uma (veja Educação, p. 30).”1

“Leia João 3:1-3. Ao se dirigir a Jesus, Nicodemos O chamou de rabi e ainda identificou os dons de ensino de Jesus como provenientes de Deus por causa dos sinais que Cristo realizava, isto é, Seus milagres e ideias sobre o significado da vida. Jesus aceitou, se não o título que Nicodemos Lhe deu, certamente a origem de Seus dons de ensino, quando respondeu a Nicodemos que ele deveria nascer de novo para ver o reino de Deus (compreender o reino e entrar nele). Isso significa que a autoridade para ensinar aos outros, mesmo no caso de Jesus, veio de Deus.”1

“O ensino é um dom de Deus e comissionado pelo Senhor. Esse dom foi adotado por Jesus e é reconhecido pelos que são ensinados como tendo autoridade divina.”1

“Qual é a nossa função no cumprimento dessa profecia acerca do conhecimento do ­Senhor enchendo a Terra?”1

Segunda-feira, 16 de novembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro O Poder da Esperança,
baixe o seu exemplar gratuitamente

SEGREDOS DO BEM-ESTAR EMOCIONAL

Praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada são hábitos que trazem bem-estar e melhoram a saúde, como sabemos. Ainda assim, estamos sujeitos a doenças que podem afetar qualquer parte do corpo. Mas o que fazer quando a doença não pode ser localizada? Como agir quando o sofrimento e a angústia estão lá dentro, causando feridas invisíveis e profundas?

Quem não sofre com traumas e perdas irreparáveis? Quem nunca se sentiu esmagado pelo estresse? Quem nunca carregou o terrível peso da culpa ou lutou contra as amarras dos vícios? Quem nunca perdeu noites de sono por causa de uma ansiedade inexplicável? Esses são problemas cada vez mais comuns neste mundo agitado, exigente e confuso. Pessoas sob tensão emocional prolongada sofrem danos à saúde, tornando-se pouco a pouco disfuncionais tanto nos relacionamentos quanto no trabalho.

Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que vive assim, este livro pode ser o primeiro passo no caminho para uma vida de paz, restauração e cura uma existência plena de sentido.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos