Sábado: experimentando e vivendo o caráter de Deus – Estudo adicional

 Lições da Bíblia

Texto de Ellen G. White: O Desejado de Todas as Nações, p. 281-289 (“­Cristo e o quarto mandamento”).

“Nenhuma outra instituição dada aos judeus tendia a distingui-los tão completamente das nações vizinhas como o sábado. Era intenção do Senhor que sua observância os designasse como Seus adoradores. Seria um sinal da separação da idolatria e ligação com o verdadeiro Deus. Mas, a fim de santificar o sábado, as pessoas precisam ser elas mesmas santas. Devem, pela fé, tornar-se participantes da justiça de Cristo. Quando foi dado a Israel o mandamento: ‘Lembra-te do dia de sábado, para o santificar’ (Êx 20:8), o Senhor disse também: ‘Vocês serão Meu povo santo’ (Êx 22:31, NVI). Só assim o sábado poderia distinguir os israelitas como adoradores de Deus” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 283).1

“Portanto, o sábado é um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos […]. Como sinal de Seu poder santificador, o sábado é dado a todos quantos, por meio de Cristo, se tornam parte do Israel de Deus” (ibid., p. 288, 289).1

Perguntas para consideração

“1. Muitas vezes, os adventistas do sétimo dia passam tempo considerando o que não é lícito fazer aos sábados. Desenvolva um conjunto de perguntas que mantenham os observadores do sábado concentrados nos ideais discutidos nesta lição e que enfatizam o sábado como uma experiência educativa. Por exemplo: ‘Quais atividades realizadas no sábado me permitem aprender mais sobre o caráter de Deus?’.”1

“2. Considere as citações de Ellen G. White mencionadas. Elas sugerem que não é somente a formalidade de guardar o sábado que distingue os guardadores do sábado na comunidade. Como se parecem os ‘participantes da justiça de Cristo’ e que foram feitos ‘santos’? O que isso tem a ver com o sábado?”1

“3. De que maneira você pode enriquecer sua experiência no sábado? O que você gostaria de aprender por meio da observância do sábado nos próximos 12 meses?”1

Sexta-feira, 18 de dezembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro A Única Esperança,
baixe o seu exemplar gratuitamente

A Única Esperança
ENCONTRE O REAL SENTIDO DA VIDA
Este livro apresenta histórias de pessoas que um dia, em meio a circunstâncias contraditórias, acharam esperança.

A esperança é a mola propulsora da vida. Ajuda a ver o sol apesar das nuvens densas. Ensina a crer em outro dia mesmo que tudo pareça acabado. A esperança do cristão não é apenas o desejo humano de que as coisas melhorem no futuro. É a convicção de que a vitória chegou, apesar da aparente derrota. A Bíblia é a fonte da esperança. Ela contém aproximadamente dez mil promessas capazes de revolucionar a vida de quem nelas acredita.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos