Apelo espantoso (Is 6:9-13)

 Lições da Bíblia1

5. Quando Deus enviou novamente Isaías, por que Ele deu ao profeta uma mensagem tão estranha para levar ao Seu povo? Is 6:9, 10

Isaías 6:9, 10 (ARA)2: “9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. 10 Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.

Para não pensarmos que Isaías tivesse ouvido errado ou que essa mensagem não fosse importante, Jesus citou essa passagem para explicar por que Ele ensinava por meio de parábolas (Mt 13:13-15).

Deus não deseja que ninguém pereça (2Pe 3:9). Por isso, Ele enviou Isaías ao povo de Judá e Jesus ao mundo. Deus não quer destruir, mas salvar. Mas enquanto alguns atendem a Seus apelos, outros se tornam resistentes. Entretanto, Deus continua apelando a eles, a fim de conceder-lhes oportunidades de arrependimento. Contudo, quanto mais eles resistem, mais endurecidos se tornam. Assim, o que Deus lhes faz resulta no endurecimento do coração deles, mesmo que o Senhor deseje que essas ações o amoleçam. O amor de Deus é imutável; nossa resposta individual ao Seu amor é a variável crucial.

A função de um ministro, como Moisés, Isaías, Jeremias, Ezequiel ou mesmo Cristo, é apelar, mesmo que as pessoas rejeitem a mensagem. Deus disse a Ezequiel: “Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, saberão que um profeta esteve no meio deles” (Ez 2:5). A função de Deus e a de Seus servos é oferecer às pessoas uma escolha justa, a fim de que elas sejam advertidas adequadamente (compare com Ez 3:16-21), mesmo que acabem escolhendo a destruição e o exílio (Is 6:11-13).

6. Com essa ideia em mente, como entendemos a função de Deus no endurecimento do coração do Faraó?

Ao afirmar que Deus “endureceu” o coração de Faraó, Moisés quis dizer que Deus iniciou as circunstâncias pelas quais Ele sabia que Faraó endureceria seu próprio coração.

Em Êxodo 4:21, Deus disse: “Eu lhe endurecerei o coração”. Essa é a primeira das nove ocasiões em que Deus disse que endureceria o coração do faraó. Mas também há nove ocasiões em que o faraó endureceu seu próprio coração (por exemplo, Êx 8:15, 32; 9:34).

Faraó possuía livre-arbítrio, ou ele não seria capaz de endurecer o próprio coração. Mas o fato de que Deus também endureceu o coração de faraó indica que Ele iniciou as circunstâncias às quais Faraó reagiu, ao fazer sua escolha de rejeitar os sinais divinos. Se o faraó tivesse sido receptivo a esses sinais, eles teriam amolecido, e não endurecido, seu coração.

Você já sentiu seu coração sendo endurecido ao Espírito Santo? O que causou esse endurecimento? Você achou isso assustador na ocasião? Qual é a saída? (1Co 10:13 [“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”]).

Quinta-feira, 07 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos