Tu me consolas (Is 12:1-6)

 Lições da Bíblia1

Isaías 12:1-6 (ARA)2: “1 Orarás naquele dia: Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. 2 Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. 3 Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. 4 Direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. 5 Cantai louvores ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. 6 Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.”

Isaías 12 é um pequeno salmo (cântico) de louvor a Deus por Seu conforto misericordioso e poderoso. O salmo, entoado por um membro do remanescente restaurado, compara a libertação prometida à dos hebreus no Êxodo do Egito (Is 11:16); esse salmo é como o cântico de Moisés e dos israelitas quando eles foram salvos do exército do faraó no Mar Vermelho (veja Êx 15).

12. Compare esse cântico, em Isaías 12, ao cântico de Moisés e do Cordeiro, em Apocalipse 15:2-4. Em ambos os casos, pelo que Deus é louvado?

Apocalipse 15:2-4 (ARA)2: “2 Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus; 3 e entoavam o cântico de Moisésa, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

A.( ) Por Suas obras de salvação e justiça.
B.( ) Por Sua onisciência.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

Isaías 12:2 quase identifica o Libertador vindouro como Jesus. O verso diz que “Deus é a minha salvação” e “Ele Se tornou minha salvação”. O nome Jesus significa “O Senhor é salvação” (compare com Mt 1:21 [“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.”]).

13. Qual é o significado da ideia, contida no nome de Jesus, de que o Senhor é salvação?

O Senhor não apenas realiza a salvação (Is 12:2); Ele mesmo é a salvação. A presença do Santo de Israel em nosso meio (Is 12:6) é tudo para nós. Deus é conosco! Jesus não apenas fez milagres; Ele “Se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1:14; ênfase nossa). Ele não apenas levou nossos pecados na cruz; Ele Se fez pecado por nós (2Co 5:21). Ele não apenas traz a paz; Ele é a nossa paz (Ef 2:14).

Não é de admirar que recorreriam “as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos” (Is 11:10). Quando Ele fosse levantado da terra, atrairia a todos a Si mesmo (Jo 12:32, 33)! Um remanescente se converteria ao “Deus forte” (Is 10:21), que é o Filho dado a nós, o “­Príncipe da Paz” (Is 9:6)!

Pense na ideia de que Jesus é a nossa salvação. Romanos 3:24 declara que a redenção está em Jesus, aconteceu Nele e mediante a graça de Deus podemos ter participação eterna nessa redenção. A salvação que estava Nele pode se tornar nossa pela fé, não pelas obras, porque nenhuma obra que fazemos é boa o suficiente para nos redimir. Somente as obras que Cristo fez, as quais Ele credita a nós pela fé, podem nos resgatar. Essa verdade lhe dá esperança e certeza da salvação quando você se sente oprimido pelo próprio senso de indignidade?

Quarta-feira, 28 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos