A difícil verdade de Isaías (Is 50:4-10)

 Lições da Bíblia1

Se Isaías tivesse a intenção de transmitir somente informações, ele teria apresentado todos os detalhes sobre o Messias de uma só vez. Mas, a fim de ensinar, persuadir e oferecer ao seu público-alvo um encontro com o Servo do Senhor, ele desenvolveu, de maneira sinfônica, uma rica estrutura de temas recorrentes. O profeta revelou a mensagem de Deus em etapas para que cada aspecto pudesse ser compreendido em relação ao restante do quadro. Isaías foi um artista cuja tela era o coração de seu ouvinte.

1. Leia Isaías 50:4-10. Resuma o que esses versos dizem. Como você vê ­Jesus nessa passagem?

Isaías 50:4-10 (ARA)2: “4 O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos. 5 O Senhor Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, não me retraí. 6 Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam. 7 Porque o Senhor Deus me ajudou, pelo que não me senti envergonhado; por isso, fiz o meu rosto como um seixo e sei que não serei envergonhado. 8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Apresentemo-nos juntamente; quem é o meu adversário? Chegue-se para mim. 9 Eis que o Senhor Deus me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles, como um vestido, serão consumidos; a traça os comerá. 10 Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus.”

Em Isaías 49:7 vimos que o Servo de Deus seria desprezado, detestado e “servo dos dominadores”, mas que os reis O veriam, e os príncipes se inclinariam; e eles O adorariam. Em Isaías 50, descobrimos que o vale seria mais profundo para o gentil Mestre, cujas palavras sustentam o cansado (Is 50:4). O caminho para a vindicação passaria pela violência física (Is 50:6).

Essa violência parece ruim para nós das culturas ocidentais modernas. Mas, numa cultura antiga do Oriente Próximo, a honra era uma questão de vida ou morte para uma pessoa e seu grupo. Se alguém insultasse e maltratasse uma pessoa dessa maneira, era melhor estar bem protegido; se a vítima ou seu grupo tivessem a mínima chance, certamente retaliariam.

O rei Davi atacou e conquistou Amom (2Sm 10:1-12) porque o rei deles havia tomado os servos de Davi, rapado metade da barba deles, cortado metade de suas vestes, até às nádegas, e os despedido (2Sm 10:4; ARC). Porém, em Isaías 50, as pessoas golpeiam o Servo, Lhe arrancam dolorosamente os cabelos e cospem Nele. O que torna essas ações um incidente intercósmico é que a Vítima era um enviado do divino Rei dos reis. Ao compararmos Isaías 9:6, 7 e Isaías 11:1-16 com outras passagens sobre “servos”, descobrimos que esse Servo é o Rei, o poderoso Libertador! Mas com todo esse poder e honra, por alguma razão impensável, Ele não Se salvou! Essa situação era tão estranha que o povo não creu. Na cruz de ­Jesus, os líderes zombavam Dele: “Salvou os outros. Que salve a Si mesmo, se é, de fato, o Cristo de Deus, o escolhido” (Lc 23:35); “Desça da cruz, e então creremos Nele” (Mt 27:42).

Anote os princípios espirituais descritos em Isaías 50:4-10 que devemos aplicar à nossa vida. Examine a si mesmo à luz desses princípios. Em quais áreas você precisa melhorar?

Domingo, 28 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos