Apelo universal (Is 60:1, 2)

 Lições da Bíblia1

5. Qual é o tema de Isaías 60:1, 2? Qual princípio visto em toda a Bíblia está em atuação nesses versos? Que esperança ele oferecia ao povo exilado?

Isaías 60:1, 2 (ARA)2: “1 Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. 2 Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti.”

Isaías 60:1, 2 apresenta uma descrição de Deus libertando Seu povo após o exílio. Essa descrição é expressa com a imagem de Deus criando luz das trevas, indicando um cumprimento supremo na salvação por meio de Cristo.

6. Em Isaías 60:3, a qual luz as nações e reis se encaminharão?

Isaías 60:3 (ARA)2: “As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu.”

Em hebraico, essa pessoa está no singular e no feminino (Is 60:1, 2). Deve ser “Sião”, personificada como mulher, mencionada em Isaías 59:20. Portanto, o povo da terra, que estava coberto de trevas, viria a Sião. Eles seriam atraídos pela glória de Deus que surgiria sobre ela (Is 60:2). “Sião foi convocada a entrar para a luz que era dela e, em seguida, observar e reagir às nações à medida que elas se reuniam à mesma luz” (J. Alec Motyer, The Prophecy of Isaiah: An Introduction and Commentary, p. 494). Observe que, embora Sião seja Jerusalém, a ênfase recai mais nas pessoas do que na localização física da cidade.

O restante de Isaías 60 desenvolve o tema introduzido nos versos 1-3: as pessoas do mundo seriam atraídas a Jerusalém, que era abençoada por causa da presença gloriosa de Deus.

7. Como essa profecia se compara à promessa da aliança de Deus com Abraão? (Gn 12:2, 3). Elas não dizem a mesma coisa?

Gênesis 12:2, 3 (ARA)2: “2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Deus tinha um propósito universal quando escolheu Abraão e seus descendentes: por meio de Abraão todas as famílias da Terra seriam abençoadas (ver Gn 12:3; 18:18; 22:18). Portanto, a aliança de Deus com Abraão pretendia, em última instância, ser uma aliança com toda a humanidade por meio de Abraão. Ele e seus descendentes seriam o canal da revelação de Deus para o mundo.

Isaías buscou trazer seu povo de volta ao seu destino antigo e universal. Como representantes de Deus, eles eram responsáveis por si mesmos e pelo mundo. Deveriam receber bem os estrangeiros que buscavam a Deus (Is 56:3-8), pois Seu templo seria chamado “Casa de Oração para todos os povos” (Is 56:7).

Qual é a função da Igreja Adventista do Sétimo Dia? Qual é a sua função nessa igreja?

Terça-feira, 16 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote