Os efeitos do pecado (Is 59)

 Lições da Bíblia1

Em Isaías 58:3, o povo havia perguntado a Deus: “Por que jejuamos, se Tu nem notas? Por que nos humilhamos, se Tu não levas isso em conta?”. Por outro lado, Isaías 59:1 sugere outra pergunta, algo como: “Por que imploramos que a mão do Senhor nos salve, mas Ele não o faz? Por que clamamos a Ele, mas Ele não ouve?” Isaías respondeu que Deus podia salvar e ouvir (Is 59:1). Contudo, o fato de Ele não o fazer é uma questão totalmente diferente.

1. Qual é a mensagem de Isaías 59:2 que responde à questão de Isaías 59:1?

Isaías 59:2 (ARA)2: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.”

Isaías 59:1 (ARA)2: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”

Deus escolheu “ignorar” Seu povo, não porque esse fosse o desejo do Seu coração, mas porque as iniquidades faziam separação entre as pessoas e seu Deus (Is 59:2). Essa é uma das declarações mais fortes da Bíblia a respeito do efeito do pecado no relacionamento divino-humano. Isaías passou o restante do capítulo 59 detalhando esse argumento, que é visto em toda a história da humanidade: o pecado destrói nosso relacionamento com o Senhor e, portanto, leva à nossa eterna ruína – não porque o pecado afaste Deus de nós, mas porque ele nos afasta do Senhor.

2. Leia Gênesis 3:8. Como esse exemplo revela o princípio expresso no parágrafo acima? Assinale a alternativa correta:

Gênesis 3:8 (ARA)2: “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.”

A. ( ) Depois do pecado, Adão e Eva buscaram se esconder da presença de Deus.
B. ( ) Após o pecado, Adão e Eva buscaram a ajuda de Deus.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

O pecado é primariamente uma rejeição a Deus, um afastamento Dele. O ato pecaminoso de fato se alimenta de si mesmo no sentido de que ele não é somente um afastamento de Deus, mas seu resultado faz com que o pecador se afaste ainda mais do Senhor. O pecado nos separa de Deus, não porque o Senhor não alcance o pecador (certamente, toda a Bíblia é praticamente o relato de Deus tentando salvar os pecadores), mas porque o pecado nos leva a rejeitar Sua oferta divina. Por essa razão, é muito importante que não toleremos nenhum pecado em nossa vida.

Como você tem experimentado a realidade de que o pecado causa uma separação de Deus? Qual é a única solução para o problema?

Domingo, 14 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos