Pensamentos e caminhos elevados (Is 55:6-13)

 Lições da Bíblia1

4. Por que Deus disse que Seus pensamentos e caminhos são mais elevados que os nossos, “assim como os céus são mais altos do que a Terra”? O que isso significa? Is 55:8, 9

Isaías 55:8, 9 (ARA)2: “8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Evidentemente, o Deus que criou o Universo no qual até as coisas mais simples contêm mistérios que nossa mente não pode entender é um Deus cujos caminhos estão além do que podemos sequer começar a compreender. Portanto, diante do conhecimento de Sua infinita superioridade, para nós deveria ser mais fácil receber com humildade a Sua ajuda. (Compare com Isaías 57:15).

5. Leia Isaías 55:6-9. O Senhor diz que Seus caminhos e pensamentos são mais altos do que podemos imaginar. Qual é o contexto dessas palavras? O que Ele faz que é tão difícil de entender?

Isaías 55:6-9 (ARA): “6 Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”

De todos os grandes mistérios do Universo, certamente o maior de todos é o do plano da salvação, um mistério que mal podemos começar a entender (veja Ef 6:19 [“e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,”]). O fato de o Criador do Universo ter Se humilhado para Se revestir da humanidade, vivido em trabalho árduo e sofrimento, apenas para morrer em nosso favor, em sacrifício pelo pecado, a fim de nos perdoar e mostrar misericórdia é uma verdade que impressionará o coração dos seres criados por Deus por toda a eternidade.

“Os anjos desejam examinar atentamente o tema da redenção; será a ciência e o cântico dos remidos por todos os incessantes séculos da eternidade. Não seria ele digno de atenta consideração e estudo agora?

“O assunto é inesgotável. O estudo da encarnação de Cristo, de Seu sacrifício expiatório e obra mediadora, ocupará a mente do diligente estudante enquanto o tempo durar; e contemplando o Céu com seus inumeráveis anos, exclamará: ‘Grande é o mistério da piedade!’” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje, p. 360).

Examine as coisas ruins que você faz: pessoas que machuca, palavras cruéis que fala, decepções causadas aos outros e a si mesmo. No entanto, por meio de Jesus, você é perdoado de tudo isso e permanece perfeito aos olhos de Deus. Se isso não é um mistério, o que seria então?

Segunda-feira, 08 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos