A nova aliança

 Lições da Bíblia1

“Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá” (Jr 31:31).

Uma caricatura em uma revista de anos atrás mostrava um homem de negócios em um escritório diante de um grupo de executivos. Ele segurava uma caixa de detergente, mostrando-a àqueles homens e mulheres. Orgulhosamente, ele apontou para a palavra “novo”, em grandes letras vermelhas na caixa, dando a entender que o produto era novo. O executivo então disse: “É o ‘novo’ na caixa que é novo”. Em outras palavras, o que havia mudado, o que era novo, era simplesmente a palavra “novo” na caixa. Todo o restante era o mesmo.

Em certo sentido, pode-se dizer que a nova aliança é assim. O fundamento da aliança, a esperança fundamental que ela tem para nós, as condições fundamentais dessa nova aliança são as mesmas encontradas na antiga. Sempre foi uma aliança de graça e misericórdia de Deus, com base em um amor que transcende as fraquezas e derrotas humanas.

Resumo da semana: Quais semelhanças e paralelos existem entre a antiga aliança e a nova? Qual é a função da lei na aliança? Com quem foram feitas as alianças? O que o livro de Hebreus quer dizer com a expressão “superior aliança”? (Hb 8:6). Que relação existe entre a aliança e o santuário celestial?

Sábado, 29 de maio de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos