Sinal de santificação

 Lições da Bíblia1

“Certamente vocês guardarão os Meus sábados, pois é sinal entre Mim e vocês de geração em geração, para que vocês saibam que Eu sou o Senhor, que os santifica” (Êx 31:13).

Êxodo 31:12-17 é um texto excepcionalmente rico a respeito do sábado, e vem logo após as orientações do Senhor para a construção do santuário e o estabelecimento de seus rituais (Êx 25:1–31:11).

O conceito do sábado como um “sinal” visível, exterior e eterno entre Deus e Seu povo é expresso dessa maneira pela primeira vez. O texto contém alguns conceitos impressionantes que merecem nosso estudo. Duas novas ideias são reunidas nesse texto:

1. O sábado como sinal de conhecimento;

2. O sábado como sinal de santificação;

Considere o aspecto do sinal relacionado ao conhecimento. A compreensão hebraica de conhecimento inclui aspectos intelectuais, relacionais e emocionais. “Conhecer” não significava simplesmente saber um fato, especialmente quando uma pessoa estivesse envolvida. “Conhecer” também significava ter um relacionamento significativo com a pessoa conhecida. Assim, conhecer o Senhor significava estar no relacionamento certo com Ele – servi-Lo (1Cr 28:9), temê-Lo (Is 11:2), crer Nele (Is 43:10), confiar Nele, buscá-Lo (Sl 9:10) e invocar Seu nome (Jr 10:25).

5. Consulte cada um dos textos do parágrafo acima. De que maneira eles nos ajudam a entender o que significa “conhecer” o Senhor?

Servi-Lo – 1Cr 28:9 (ARA)2: “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.”

Temê-Lo – Is 11:2 (ARA)2: “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”

Crer Nele – Is 43:10 (ARA)2: “Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

Confiar Nele, buscá-Lo – Sl 9:10 (ARA)2: “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam.”

Invocar Seu nome – Jr 10:25 (ARA)2: “Derrama a tua indignação sobre as nações que não te conhecem e sobre os povos que não invocam o teu nome; porque devoraram a Jacó, devoraram-no, consumiram-no e assolaram a sua morada.”

O sábado também é um sinal de santificação. Significa que o Senhor “santifica” Seu povo (compare com Lv 20:8 [“Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor, que vos santifico.”]; Dt 7:6 [“6 Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.”]).

O processo de santificação é obra do amor redentivo de Deus e revela salvação e redenção. Tanto a justiça (justificação) quanto a santificação são obras Dele: “Eu sou o Senhor, que os santifico” (Lv 20:8). Portanto, o sábado é um sinal que dá conhecimento de Deus como Santificador. “Dado ao mundo como sinal do Criador, o sábado é também o sinal de Deus como nosso Santificador” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 350).

Qual é a função da guarda do sábado no processo de santificação? Como o Senhor usa nossa experiência de guardar o sábado para nos santificar?

Quarta-feira, 26 de maio de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos