Descanso no Novo Testamento

 Lições da Bíblia1

Uma forma verbal para designar “descanso” no Novo Testamento é anapau? (“descansar, relaxar, revigorar-se”). Ela é usada na famosa declaração de Jesus sobre o descanso em Mateus 11:28: “Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei”. Pode referir-se ao descanso físico (Mt 26:45). Na saudação final aos coríntios, Paulo expressou sua alegria pela chegada de amigos que revigoraram seu espírito (1Co 16:18). Outro verbo usado para indicar repouso é h?sychaz?. Ele descreve o descanso sabático dos discípulos enquanto Jesus repousava no túmulo (Lc 23:56). Mas é usado também para representar uma vida tranquila (1Ts 4:11) e pode indicar que alguém não tem objeções e, portanto, acalma-se (At 11:18).

Em Hebreus 4:4, ao descrever o descanso de Deus após a criação, Paulo usou o verbo katapau?, “fazer cessar, trazer ao descanso, descansar”, ecoando o uso da Septuaginta. Curiosamente, a maioria dos usos desse verbo no Novo Testamento ocorre em Hebreus 4.

6. Leia Marcos 6:30-32. Por que Jesus mandou que Seus discípulos se retirassem e descansassem, considerando as oportunidades missionárias que eles tinham naquele momento? Observe o contexto mais amplo de Marcos 6 ao pensar sobre essa questão.

Marcos 6:30-32 (ARA)2: “Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. 31 E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. 32 Então, foram sós no barco para um lugar solitário.”

“Venham repousar um pouco, à parte, num lugar deserto” (Mc 6:31) não se enquadra em um convite. Essa frase foi expressa na forma de um imperativo. Jesus estava interessado em Seus discípulos e no bem-estar físico e emocional deles. Eles tinham acabado de retornar de uma longa viagem missionária na qual Jesus os havia enviado de dois em dois (Mc 6:7). Marcos 6:30 descreve seu retorno animado. Eles queriam compartilhar suas vitórias e fracassos com Jesus; no entanto, Cristo interrompeu tudo, convocando-os primeiramente a descansar. Marcos incluiu uma nota explicativa: “Isto porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem muitos os que iam e vinham” (Mc 6:31). A sobrecarga e a demasiada ocupação com os assuntos de Deus eram um desafio genuíno para os discípulos. Jesus nos lembra de que precisamos proteger nossa saúde e bem-estar emocional planejando períodos de descanso.

Como você poderia ajudar os líderes que estão exaustos na obra do Senhor? O que você poderia fazer para expressar sua gratidão e ajudar essas pessoas a encontrar descanso?

Quarta-feira, 30 de junho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos