Falta de ânimo

 Lições da Bíblia1

A privação de sono e a exaustão devido ao esforço físico excessivo são problemas reais. Mais preocupante, no entanto, é quando ficamos sem energia emocional. Além disso, quando a privação de sono é adicionada às provações emocionais, ficamos dolorosamente desanimados.

Baruque, o escriba de Jeremias, deve ter se sentido assim muitas vezes durante os últimos turbulentos anos de Jerusalém, antes do caos, sofrimento e devastação que se seguiram à destruição da cidade pelos babilônios.

3. Leia Jeremias 45:1-5. Escreva um diagnóstico rápido da saúde emocional de Baruque:

Jeremias 45:1-5 (ARA)2: “1 Palavra que falou Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras num livro, ditadas por Jeremias, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: 2 Assim diz o Senhor, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque: 3 Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o Senhor tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso. 4 Assim lhe dirás: Isto diz o Senhor: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra. 5 E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o Senhor; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores.”

Como seria se Deus enviasse uma mensagem personalizada para você? Baruque recebeu uma mensagem do trono de Deus (Jr 45:2). Isso aconteceu “no quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá”, por volta de 605 ou 604 a.C. Jeremias 45:3 representa um bom resumo de como as pessoas se sentem quando estão sem energia.

No contexto desse período, as queixas de Baruque não eram lamentos superficiais. Ele tinha motivos para se sentir desanimado. Coisas ruins estavam acontecendo, e outras viriam.

4. Como Deus respondeu às dores e aos sofrimentos de Baruque? Jr 45:4, 5

Jeremias 45:4, 5 (ARA)2: “4 Assim lhe dirás: Isto diz o Senhor: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra. 5 E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o Senhor; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores.

A resposta de Deus ao sofrimento de Baruque mostra que o sofrimento divino foi muito maior do que o de Baruque. Ele havia construído Jerusalém, mas estava prestes a derrubá-la; havia plantado Israel como uma vinha (Is 5:1-7), mas iria arrancá-lo e levá-lo para o exílio. Não era isso que o Senhor desejava, mas isso tinha que acontecer por causa da rebelião do povo contra Ele.

Mas havia uma luz no fim do túnel para Baruque. Deus preservou sua vida – mesmo em meio à destruição, ao exílio e à perda.

Leia as palavras de Deus dirigidas a Baruque. Qual mensagem podemos extrair para nós? Temos certeza de que Deus está ao nosso lado em qualquer situação?

Segunda-feira, 28 de junho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos