Ambição

 Lições da Bíblia1

Estudar a última semana do ministério de Jesus antes de Sua morte é uma fonte de inspiração. Vemos ali que a inquietação e a ambição levam as pessoas a fazer e dizer coisas imprudentes.

4. Leia Lucas 22:14-30. O que Jesus sentiu ao ouvir os discípulos discutindo naquela solene refeição sobre quem deveria ser considerado o maior (Lc 22:24)? Por que os discípulos perderam o foco daquela ocasião e se concentraram na grandeza humana?

Lucas 22:14-30 (ARA)2: 14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. 15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. 16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; 18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. 19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós. 21 Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa. 22 Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído! 23 Então, começaram a indagar entre si quem seria, dentre eles, o que estava para fazer isto. 24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. 25 Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. 26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. 27 Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve. 28 Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. 29 Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio, 30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.”

Raramente discutimos sobre quem é o melhor na igreja, família ou local de trabalho. Podemos até pensar muito sobre isso, mas quem, de fato, fala abertamente sobre esse assunto?

Aquela não havia sido a primeira vez que essa questão tinha sido levantada na comunidade de seguidores de Jesus. Mateus 18:1 relata que os discípulos trouxeram essa pergunta a Jesus e a formularam de maneira mais abstrata: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” A resposta de Cristo envolveu uma lição prática. Depois de chamar uma criança, Ele a colocou no centro do grupo. As pessoas arregalaram os olhos e levantaram as sobrancelhas. A ação de Jesus exigia uma explicação, e em Mateus 18:3 o Mestre também ofereceu esta explicação: “Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus”.

A conversão é fundamental para encontrarmos o descanso em Cristo. Precisamos de ajuda externa. De repente, percebemos que não podemos depender de nós mesmos, mas precisamos confiar em Jesus. Vivenciamos uma transformação de nossos valores e ambições. Jesus disse: “Confiem em Mim e dependam de Mim como esta criança. A verdadeira grandeza é abrir mão de seus direitos e abraçar os valores do reino.”

Os discípulos ainda não tinham aprendido essa lição quando Jesus realizou a última ceia. Suas disputas e rivalidades arruinaram um momento de comunhão que jamais se repetiria.

Isso aconteceu depois que os discípulos estiveram com Jesus durante anos, ministrando com Ele e aprendendo aos Seus pés. Que triste exemplo de como o coração humano é corrupto! Contudo, no aspecto positivo, pense na graça do Senhor. Apesar dessa discussão patética, Jesus não desistiu deles.

Olhar para a cruz é o remédio contra o desejo de exaltação própria, do qual somos vítimas?

Terça-feira, 13 de julho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos