Eliminando a inquietação

 Lições da Bíblia1

6. Leia João 14:1-6. Em meio à nossa inquietação, o que fazer para que nosso coração tenha descanso? Como vencer a divisão, egoísmo, ambição, hipocrisia e achar paz?

João 14:1-6 (ARA)2: “1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. 4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

A vitória sobre a inquietação sempre começa com Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ele conhece a direção certa quando vagamos sem rumo pelo deserto deste mundo saturado pelos meios de comunicação; como Legislador divino, Ele é a verdade personificada, e Seu Espírito nos guiará em toda a verdade (Jo 16:13). Quando estamos magoados, cansados, esgotados, enfermos e desanimados, Ele é a vida – e não uma vida qualquer. Ele nos prometeu vida em abundância (Jo 10:10). Isso inclui o eterno lar e a vida eterna, mas também envolve uma vida diferente aqui. O Criador pode doar agora em abundância e de maneira ilimitada.

“Que o coração de vocês não fique angustiado”. Essas palavras são um convite a viver na expectativa. Quando nos sentimos tristes, Ele pode nos levantar. Ao lutarmos contra o pecado, Ele é Aquele que não apenas começou, mas concluirá Sua boa obra em nós (Fp 1:6).

Ainda que as coisas fiquem ruins aqui, temos a promessa de Jesus. Ele está preparando um “lugar” para nós. Nesse lugar a dor, inquietação e sofrimento serão banidos para sempre. Essa é a esperança que recebemos em Cristo Jesus, e ela é oferecida a todos nós, independentemente de quem sejamos, da nossa origem e do nosso pecado.

O segredo, porém, é buscar Deus em nossa fraqueza, em nossa dor, em nosso quebrantamento e em nosso estado decaído, sabendo que Ele nos aceita apesar dessas coisas. É disso que se trata a graça. Por isso, devemos crer que a recebemos, se a buscarmos com fé.

7. Leia Jeremias 3:22. O que Deus nos pede que façamos, e o que Ele fará em resposta por nós? Assinale a alternativa correta:

Jeremias 3:22 (ARA): “Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos ter contigo; porque tu és o Senhor, nosso Deus.”

A. ( ) Ele pede que o povo volte, e promete curá-lo de suas rebeliões.
B. ( ) Ele pede que o povo fique em Canaã e promete lhe dar a vitória.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“Voltarei e os receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, vocês estejam também” (Jo 14:3). Por que as promessas da segunda vinda de Cristo e da ressurreição são tão preciosas, especialmente quando pensamos nos nossos queridos que dormem o sono da morte na sepultura?

Quinta-feira, 15 de julho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos