Meu jugo é suave

 Lições da Bíblia1

Vimos que o uso que Mateus fez do “jugo” ecoa o uso do termo no judaísmo e em outros textos do Novo Testamento, referindo-se a uma compreensão equivocada da lei.

5. O termo grego traduzido como “suave” (Mt 11:30) também pode ser traduzido como “bom, agradável, útil e benevolente”. Muitos consideram a lei de Deus pesada, difícil de cumprir e irrelevante. Como podemos ajudá-los a ver a beleza da lei e amar o Legislador?

Apresentando a lei como expressão do caráter de Deus.

Os pais se lembram do momento em que seus filhos dão o primeiro passo. Um primeiro passo vacilante é seguido por um segundo passo experimental, depois um terceiro – e a essa altura, é mais provável que a criança tropece e caia. Pode haver lágrimas e até um hematoma, mas assim que a criança sentir a liberdade de movimento, ela se levantará e tentará novamente. Ela anda, cai e se levanta; anda, cai e se levanta. A sequência se repete muitas vezes antes que a criança consiga andar com segurança. No entanto, em meio a tropeços e quedas, há um rostinho orgulhoso que declara triunfante: Papai, mamãe, posso andar!

Andar com Jesus nem sempre é fácil, mas é sempre bom e o certo a fazer. Podemos tropeçar e até cair; contudo, conseguimos nos levantar e continuar a andar com Ele ao nosso lado.

6. Em Gálatas 5:1, Paulo escreveu: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão”. O que isso significa? Como Cristo nos libertou? Qual é a diferença entre o jugo que Ele nos pede que tomemos e o “jugo da escravidão” contra o qual Paulo nos advertiu?

Cristo nos libertou da escravidão do pecado por Seu sangue. O jugo que Paulo mencionou não era a obediência à lei de Deus, mas o legalismo.

Podemos ter certeza de que, ao dizer “jugo de escravidão”, Paulo não estava se referindo à obediência à lei de Deus, os Dez Mandamentos. Ao contrário, mediante a obediência, pela fé, entendendo que nossa salvação é certa, não com base na lei, mas na justiça de Cristo, podemos ter verdadeiro descanso e liberdade.

Por que a vida de obediência à lei tem mais descanso do que a vida de desobediência à lei?

Quarta-feira, 28 de julho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos