Escolhendo uma nova direção

 Lições da Bíblia1

José levou consigo a dor, os relacionamentos complicados e a ansiedade ao viajar para o Egito, para onde foi vendido. A viagem não foi tranquila, e ao longo do trajeto era difícil conter as lágrimas. “José estava a caminho do Egito, levado pelos donos da caravana que o haviam comprado. Tendo a caravana se dirigido ao sul, em direção às fronteiras de Canaã, o jovem conseguiu ver à distância as colinas entre as quais estavam as tendas de seu pai. Chorou amargamente ao pensar naquele pai amoroso, em sua solidão e aflição. Novamente se lembrou do que havia acontecido em Dotã. Viu seus irmãos irados e sentiu os olhares furiosos que lhe dirigiram. Ainda soavam em seus ouvidos as palavras dolorosas e os insultos dirigidos a ele diante de suas súplicas desesperadas. Com o coração tremente, olhou para o futuro. Que mudança! De filho querido e amado a escravo desprezado e desamparado! Sozinho e sem amigos, qual seria seu destino naquela terra estranha para onde estava indo? Por algum tempo, José se entregou a uma tristeza e terror incontroláveis. […]”

“Então seus pensamentos se voltaram para o Deus de seu pai. Na infância foi ensinado a amá-Lo e reverenciá-Lo. Muitas vezes, na tenda do pai, tinha ouvido a história da visão de Jacó quando saiu de sua casa como exilado e fugitivo […]. Entregou-se completamente ao Senhor ali mesmo e orou para que o Guarda de Israel estivesse com ele em seu exílio” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 213, 214, ênfase acrescentada).

Algumas culturas enfatizam a função da comunidade acima da do indivíduo, enquanto outras destacam a função do indivíduo. Embora encontremos equilíbrio entre essas duas funções nas Escrituras, há um chamado ao compromisso pessoal e coletivo com Deus. José encontrou descanso em seus relacionamentos ao tomar a decisão pessoal de seguir a Deus.

3. O que a Bíblia ensina sobre o compromisso pessoal? Dt 4:29; Js 24:15; 1Cr 16:11; Sl 14:2; Pv 8:10; Is 55:6

Dt 4:29 (ARA)2: “De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.”

Js 24:15 (ARA)2: “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

1Cr 16:11 (ARA)2: “Buscai o Senhor e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença.”

Sl 14:2 (ARA)2: “Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.

Pv 8:10 (ARA)2: “Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido.

Is 55:6 (ARA)2: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

A fim de encontrar descanso, devemos tomar a decisão de seguir a Deus. Mesmo que nossos pais tenham sido gigantes espirituais, sua fé não é transmitida geneticamente. Lembre-se: Deus tem somente filhos, não netos.

É importante assumir a cada dia o compromisso com Deus? O que ocorre se não fazemos isso?

Segunda-feira, 02 de agosto de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos