Uma visão do fim

 Lições da Bíblia1

O discípulo sobrevivente mais idoso que tinha estado com Jesus estava agora exilado em uma rochosa ilha-prisão, longe de tudo o que ele estimava! O que deve ter passado na mente de João enquanto ele se encontrava preso naquela ilha deserta? Como ele tinha ido parar ali daquele jeito? Afinal, ele havia visto Jesus partir e os dois anjos ali, dizendo: “Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o Céu virá do modo como vocês O viram subir” (At 1:11). Contudo, isso tinha acontecido havia muitos anos, e Jesus ainda não havia retornado. Os outros apóstolos que estiveram presentes naquele dia já haviam morrido, a maioria deles martirizados por seu testemunho sobre Jesus. A jovem igreja havia passado por uma mudança de geração e estava enfrentando uma terrível perseguição externa e estranhos movimentos heréticos de dentro da igreja. João deve ter se sentido sozinho, cansado e inquieto. Então ele teve uma visão.

1. Em sua opinião, que conforto João obteve com essa visão? Ap 1:9-19

Ap 1:9-19 (ARA)2: “9 Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10 Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, 11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. 12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro 13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. 14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; 15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. 16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. 19 Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.

Jesus tinha dito aos Seus seguidores: “Eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28:20). Essas palavras devem ter encorajado João ao enfrentar seu solitário exílio. Essa visão, essa “revelação” de Jesus, deve ter sido um grande conforto para ele, sabendo que Cristo, “o Alfa e o Ômega”, o “primeiro e o último”, estava agora Se manifestando de maneira especial para o apóstolo exilado.

Os versos seguintes são visões do futuro do mundo. Um incrível panorama da História foi retratado diante dele, basicamente o que, para nós, é a história da igreja, mas, para João, era o futuro da igreja. No entanto, em meio às provações e tribulações que viriam, foi mostrado a João como tudo terminaria. “E vi novo céu e nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira Terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo” (Ap 21:1, 2).

A grande visão apocalíptica que João registrou em Apocalipse o ajudou a descansar com confiança nas provisões e promessas de Deus.

Apesar das dificuldades, temos fé ao saber que Deus conhece o futuro e que tudo será melhor?

Domingo, 19 de setembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos