Mil vezes mais numerosos

 Lições da Biblia1

Após a longa jornada no deserto, o profeta Moisés (e podemos considerar que ele foi mais que um profeta) disse em nome do Senhor: “Eis aqui a terra que eu pus diante de vocês; entrem e tomem posse da terra que o Senhor, com juramento, deu a seus pais, a Abraão, Isaque e Jacó, a eles e à sua descendência depois deles” (Dt 1:8). Observe, entretanto, o que vem a seguir.

3. Leia Deuteronômio 1:9-11. Qual é o significado dessas palavras, à luz do fato de que os israelitas foram punidos pela rebelião em Cades-Barneia?

Deuteronômio 1:9-11 (ARA)2: “9 Nesse mesmo tempo, eu vos disse: eu sozinho não poderei levar-vos. 10 O Senhor, vosso Deus, vos tem multiplicado; e eis que, já hoje, sois multidão como as estrelas dos céus. 11 O Senhor, Deus de vossos pais, vos faça mil vezes mais numerosos do que sois e vos abençoe, como vos prometeu.”

Em meio às peregrinações no deserto, eles foram abençoados pela graça: “Durante quarenta anos Tu os sustentaste no deserto, e nada lhes faltou; as roupas que eles usavam não envelheceram, e os seus pés não ficaram inchados” (Ne 9:21). E Moisés pediu a Deus que lhes multiplicasse mil vezes mais do que o Senhor já havia feito!

4. Leia Deuteronômio 1:12-17. Em resultado da bênção divina sobre eles, o que aconteceu e o que Moisés fez para lidar com a situação?

Deuteronômio 1:12-17 (ARA)2: “12 Como suportaria eu sozinho o vosso peso, a vossa carga e a vossa contenda? 13 Tomai-vos homens sábios, inteligentes e experimentados, segundo as vossas tribos, para que os ponha por vossos cabeças. 14 Então, me respondestes e dissestes: É bom cumprir a palavra que tens falado. 15 Tomei, pois, os cabeças de vossas tribos, homens sábios e experimentados, e os fiz cabeças sobre vós, chefes de milhares, chefes de cem, chefes de cinquenta, chefes de dez e oficiais, segundo as vossas tribos. 16 Nesse mesmo tempo, ordenei a vossos juízes, dizendo: ouvi a causa entre vossos irmãos e julgai justamente entre o homem e seu irmão ou o estrangeiro que está com ele. 17 Não sereis parciais no juízo, ouvireis tanto o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for demasiadamente difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.”

Mesmo quando o Senhor estava presente entre eles, havia a necessidade de organização, de um sistema de prestação de contas. Israel era um qahal, uma congregação organizada (Dt 31:30), precursora da ekklesia do NT, palavra grega para “igreja” (Mt 16:18). Apesar de trabalhar em um contexto diferente, Paulo nunca esteve longe de suas raízes judaicas. Em 1 Coríntios 12, ele delineou a necessidade de pessoas qualificadas para assumir papéis para o bom funcionamento do corpo, assim como vemos em Deuteronômio o qahal no deserto. A igreja no presente, assim como o qahal daquela época, precisa ser um corpo unificado com pessoas desempenhando vários papéis segundo seus dons.

Apesar dos protestos de algumas pessoas contra a religião “organizada” (prefeririam a religião “desorganizada”?), a Bíblia, em especial o NT, não reconhece outro tipo de igreja além da organizada.

Terça-feira, 05 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos