Profecia cumprida

 Lições da Bíblia1

Apesar de alguns erros que a ciência moderna tenta promulgar como verdade (como o equívoco de que o universo surgiu de “absolutamente nada”, ou de que a vida na Terra surgiu do acaso), a ciência abriu caminhos para a compreensão do surpreendente poder criativo de Deus. A harmonia, o equilíbrio, a precisão de muitos aspectos do mundo natural, mesmo em seu estado decaído, continuam a surpreender.

Se Deus é tão preciso com as coisas físicas, certamente é perfeito com as espirituais. No início de Deuteronômio, podemos aprender mais da incrível precisão divina.

2. Qual é o significado profético do fato de Deuteronômio 1:3 falar sobre o “quadragésimo ano”? Dt 1:1-6

Dt 1:1-6 (ARA)2: “1 São estas as palavras que Moisés falou a todo o Israel, dalém do Jordão, no deserto, na Arabá, defronte do mar de Sufe, entre Parã, Tofel, Labã, Hazerote e Di-Zaabe. 2 Jornada de onze dias há desde Horebe, pelo caminho da montanha de Seir, até Cades-Barneia. 3 Sucedeu que, no ano quadragésimo, no primeiro dia do undécimo mês, falou Moisés aos filhos de Israel, segundo tudo o que o Senhor lhe mandara a respeito deles, 4 depois que feriu a Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que habitava em Astarote, em Edrei. 5 Além do Jordão, na terra de Moabe, encarregou-se Moisés de explicar esta lei, dizendo: 6 O Senhor, nosso Deus, nos falou em Horebe, dizendo: Tempo bastante haveis estado neste monte.”

O que aconteceu depois que Moisés enviou espias de Cades-Barneia para verificar a terra, e o povo rejeitou o chamado para tomá-la? Foi-lhes dito que não entrariam na terra prometida como esperavam. Quanto tempo passaria até que pudessem entrar? “Segundo o número dos dias em que vocês espiaram a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, vocês levarão sobre si as suas iniquidades durante quarenta anos e terão experiência do Meu desagrado” (Nm 14:34).

Em resultado disso, Deuteronômio começa no quadragésimo ano. Ou seja, a palavra profética de Deus é tão confiável quanto o próprio Senhor, e nos versos iniciais desse livro vemos evidência disso. Deus sempre cumpre Sua palavra.

Esse não é o único período de tempo profético que se cumpriu conforme Deus disse. Encontramos em Daniel 9:24-27, por exemplo, o período de tempo para o ministério de Jesus. Vemos que “um tempo, tempos e metade de um tempo” (Dn 7:25; Ap 12:6, 14; 13:5) foi cumprido na história, bem como os 2.300 dias (Dn 8:14).

Além dos períodos precisos de tempo, as profecias de Daniel 2, 7, 8, que de forma tão certeira previram a história mundial, nos dão evidências esmagadoras da presciência, do controle e da confiabilidade divinos.

Podemos ver que o Senhor cumpriu fielmente as profecias passadas, assim como predisse. Por que isso nos dá a certeza de que podemos confiar Nele e no que Ele disse que ainda irá acontecer?

Segunda-feira, 04 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos