Se Me amam, guardarão os Meus mandamentos

 Lições da Bíblia1

Israel foi chamado para amar a Deus, porém isso só poderia acontecer de forma individual. Cada israelita tinha que fazer a escolha de amar a Deus e demonstrar esse amor por meio da obediência.

6. Qual é o tema comum nos textos a seguir?

Dt 5:10 (ARA)2: “e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

Dt 7:9 (ARA)2: “Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;”

Dt 10:12, 13 (ARA)2: “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?

Dt 11:1 (ARA)2: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos.”

Dt 19:9 (ARA)2: “desde que guardes todos estes mandamentos que hoje te ordeno, para cumpri-los, amando o Senhor, teu Deus, e andando nos seus caminhos todos os dias, então, acrescentarás outras três cidades além destas três,”

A Palavra de Deus não poderia ser mais clara. Deus não apenas diz que nos ama, mas revela esse amor por nós pelo que fez e ainda faz. Portanto, Seu povo também deve mostrar amor por meio de ações. Nesses textos, vemos que o amor a Deus está inseparavelmente ligado à obediência a Ele.

É por isso que, quando João diz: “Este é o amor de Deus: que guarde-mos os Seus mandamentos” (1Jo 5:3), ou quando Jesus diz: “Se vocês Me amam, guardarão os Meus mandamentos” (Jo 14:15), estão meramente expressando esse ensino básico. O amor a Deus sempre deve ser expresso pela obediência, e isso significa obediência à Sua lei, os Dez Mandamentos, que inclui o quarto mandamento, o sábado.

Embora a obediência a qualquer um dos mandamentos possa ser legalismo, esse tipo de obediência não demonstra amor a Deus. Quando de fato O amamos, especialmente por causa do que fez por nós em Cristo Jesus, queremos obedecer-Lhe, porque é isso o que Ele nos pede que façamos.

Quando Moisés disse vez após vez aos israelitas que amassem e obedecessem a Deus, fez isso depois que eles foram libertos do Egito. Ou seja, seu amor e obediência foram uma resposta à redenção que Deus lhes tinha dado. Eles foram redimidos pelo Senhor e responderiam obedecendo fielmente a Seus mandamentos. Hoje seria diferente?

Qual é a sua experiência em obedecer a Deus? Quais são seus motivos para obedecer? Deve ser por amor? Segundo a Bíblia, qual é o papel do temor nessa questão?

Quarta-feira, 20 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos