Temer o Senhor

 Lições da Bíblia1

Além da ordem para amar a Deus com tudo o que possuíam, Moisés ordenou ao povo que temesse o Senhor (Dt 6:2).

2. Leia Deuteronômio 10:12. O que o texto diz sobre amor e temor?

Deuteronômio 10:12 (ARA): “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,”

Em um verso, os israelitas são instruídos a temer a Deus, em outro a amá-Lo, e nesse verso são instruídos a temer e amar ao mesmo tempo. Pelo significado comum da palavra “temor”, isso pode parecer uma contradição, mas não é. Temer a Deus – no sentido de reverência e respeito por quem Ele é, por Sua autoridade, poder, justiça e retidão, especialmente em contraste com nossa pecaminosidade, fraqueza e total dependência Dele – deve ser uma reação natural. Somos seres caídos, violamos a lei de Deus e, exceto pela Sua graça, merecemos a condenação e a morte eternas.

3. Leia Efésios 2:1-10. Como temer e amar a Deus ao mesmo tempo?

Efésios 2:1-10 (ARA)2: “1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Apesar de sermos “filhos da ira” (é por isso que devemos temer a Deus), Cristo morreu por nós e nos deu uma nova vida Nele, que inclui libertação do pecado e da condenação (é por isso que devemos amá-Lo).

Assim como isso é verdade para nós hoje, esse mesmo princípio se aplicava ao antigo Israel: eles tinham sido cativos no Egito, condenados à escravidão e à opressão, e foi somente o amor de Deus e a Sua misericórdia para com eles que os levou à sua grande redenção. “Lembre-se de que você foi escravo na terra do Egito e que o Senhor, seu Deus, o tirou de lá com mão poderosa e braço estendido. Por isso o Senhor, seu Deus, ordenou que você guardasse o dia de sábado” (Dt 5:15). Não é de admirar, então, que deviam amar e temer a Deus ao mesmo tempo. E se eles deviam fazer assim, quanto mais nós, pela morte de Jesus na cruz!

Leia Apocalipse 14:6, 7 [“6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, 7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”]. Por que a ordem “temam a Deus” deve ser a primeira da mensagem do Senhor para os últimos dias? Visto que sabemos o que está por vir, por que essa ordem faz tanto sentido?

Segunda-feira, 18 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos