Vocês foram estrangeiros no Egito

 Lições da Bíblia1

4. “Portanto, amem os estrangeiros, porque vocês foram estrangeiros na terra do Egito” (Dt 10:19). Nesse verso, qual é a mensagem para o antigo Israel? Qual é a mensagem para nós?

Eles precisavam tratar os estrangeiros como gostariam de ser tratados. Isso se aplica a nós hoje.

Séculos antes, o Senhor havia dito a Abrão: “Fique sabendo, com certeza, que a sua posteridade será peregrina em terra alheia, será reduzida à escravidão e será afligida durante quatrocentos anos” (Gn 15:13; 17:8; At 13:17). Naturalmente, foi isso o que aconteceu. Nos primeiros capítulos de Êxodo, a dramática história de sua redenção (Êx 15:13) e salvação (Êx 14:13) do Egito foi registrada para a posteridade como símbolo e tipo da redenção e salvação que nos foram dadas em Cristo Jesus. O Senhor desejava que se lembrassem de onde estiveram e o que foram, ou seja, estrangeiros.

Eles deviam se lembrar de quando eram marginalizados, até mesmo escravos e, portanto, à mercê daqueles que eram mais fortes e que podiam cometer abusos contra eles, o que, de fato, com frequência fizeram. Embora Israel fosse uma nação escolhida, chamada por Deus, um “reino de sacerdotes” (Êx 19:6), e houvesse diferenças entre eles e os estrangeiros no meio deles – especialmente no que diz respeito aos serviços religiosos –, quando o assunto eram os “direitos humanos”, o estrangeiro, a viúva e o órfão deveriam ser tratados com a mesma imparcialidade e justiça com que os israelitas eram tratados.

5. Leia Mateus 7:12. Como essa passagem resume o que o Senhor disse ao antigo Israel sobre como deveria tratar os oprimidos?

Mateus 7:12 (ARA)2: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.

Essa advertência a Israel de como deveriam tratar os marginalizados não era a norma no mundo antigo, em que muitos eram tratados em alguns casos de maneira terrível.

Israel deveria ser luz para as nações. Essa diferença estava no Deus a quem adoravam, na maneira de adorá-Lo e no sistema religioso da verdade que o Senhor lhes deu. A bondade para com os marginalizados teria sido um poderoso testemunho para o mundo quanto à superioridade de seu Deus e de sua fé, que em certo sentido era o ponto principal de sua existência.

Terça-feira, 26 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos