Sejam fiéis ao Senhor

 Lições da Bíblia1

Milhares morreram por seguirem a Baal-Peor. “Todos os que seguiram Baal-Peor” foram destruídos. No entanto, muitos não apostataram. Quem foram eles?

4. “Porém vocês que permaneceram fiéis ao Senhor, seu Deus, todos hoje estão vivos” (Dt 4:4). Qual é a diferença entre aqueles que caíram em pecado e os que não o fizeram? Qual é a mensagem importante a respeito do pecado, da tentação e do poder de Deus em nossa vida?

Os que permaneceram fiéis viveram. Devemos nos apegar a Deus e Dele obter poder para vencer o pecado.

Observe o contraste entre a palavra “todos” nesse verso e no verso anterior. “Todos” os que seguiram Baal-Peor foram destruídos, mas os que (“vocês”) permaneceram fiéis ao Senhor estavam vivos. Não havia meiotermo naquela época, e agora também não existe. Somos a favor ou contra Jesus (Mt 12:30).

A palavra hebraica para “seguir”, dbq, muitas vezes indica um forte compromisso de aderir a algo fora de si mesmo. A mesma raiz da palavra hebraica é usada em Gênesis 2:24, quando um homem deve deixar sua família e “unir-se” à sua esposa (veja também Rt 1:14). Nesse contexto, a palavra hebraica aparece mais quatro vezes em Deuteronômio (Dt 10:20; 11:22; 13:4; 30:20), e em cada caso a ideia é a mesma: o povo deveria apegar- se a Deus, ou seja, entregar-se a Ele e Dele obter poder e força.

É importante notar que o povo é o sujeito do verbo. Eles devem fazer a escolha de “apegar-se” ou “seguir” a Deus e, então, com Seu poder e força, evitar o pecado.

Leia Judas 24 e 1 Coríntios 10:13. O que é dito nesses versos que também está em Deuteronômio 13:4?

Judas 24 (ARA)2: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,”

1 Coríntios 10:13 (ARA)2: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

Deus é fiel; Ele é capaz de nos impedir de cair. Mas temos que fazer a escolha consciente, como fizeram os fiéis em Baal-Peor, de nos apegarmos a Ele. Nesse caso, podemos ter certeza de que, seja qual for a tentação, podemos permanecer fiéis.

Como a oração, o estudo da Bíblia, a adoração e a comunhão nos ajudam a apegar-nos ao Senhor?

Terça-feira, 02 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos