Vocês Me buscarão e Me acharão

 Lições da Bíblia1

Na Bíblia, temos evidências da presciência de Deus. Ele sabe o que vai acontecer, seja a ascensão e queda de impérios mundiais (Dn 7) ou ações individuais, antes de ocorrerem (Mt 26:34). O Senhor conhece o fim desde o início. Esse conhecimento, mesmo de nossas escolhas livres, não tem influência sobre a liberdade dessas escolhas.

Assim, o Senhor sabia, mesmo antes de conduzir os filhos de Israel para a terra prometida, o que eles fariam quando estivessem ali.

2. Leia Deuteronômio 4:25-28. O que o Senhor disse que eles fariam depois de entrar na terra que lhes foi prometida?

Deuteronômio 4:25-28 (ARA)2: “25 Quando, pois, gerardes filhos e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa, e fizerdes mal aos olhos do Senhor, teu Deus, para o provocar à ira, 26 hoje, tomo por testemunhas contra vós outros o céu e a terra, que, com efeito, perecereis, imediatamente, da terra a qual, passado o Jordão, ides possuir; não prolongareis os vossos dias nela; antes, sereis de todo destruídos. 27 O Senhor vos espalhará entre os povos, e restareis poucos em número entre as gentes aonde o Senhor vos conduzirá. 28 Lá, servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não veem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram.

Nos versos anteriores aos citados acima, o Senhor disse aos israelitas especificamente que não fizessem ídolos nem os adorassem (Dt 4:15-20). Porém, nos versos seguintes é declarado que eles fariam exatamente isso, apesar de todas as advertências.

Em Deuteronômio 4:25, Moisés deixou claro que isso não aconteceria de imediato. Depois de tudo o que experimentaram, era pouco provável que caíssem em idolatria. No entanto, após uma geração ou mais, devido à tendência de esquecer o que o Senhor tinha feito por eles, e pela rejeição das Suas advertências (Dt 4:9), seriam levados a se opor à vontade de Deus.

3. Leia Deuteronômio 4:29-31. O que o Senhor disse que faria por eles nessa situação específica?

Deuteronômio 4:29-31 (ARA)2: “29 De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. 30 Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o Senhor, teu Deus, e lhe atenderes a voz, 31 então, o Senhor, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais.

A graça é incrível. Mesmo depois de caírem na terrível idolatria e receberem as consequências dos pecados, se eles voltassem para o Senhor, Ele os perdoaria e os restauraria. Se escolhessem se arrepender, Ele os aceitaria.

Em Deuteronômio 4:30 temos a palavra veshavta, muitas vezes traduzida como “converter”, mas que significa “voltar”. Ou seja, eles estão voltando para o Senhor, de quem não deveriam ter se afastado. A palavra hebraica teshuvah, da mesma raiz de “voltar”, significa “arrepender-se”.

Portanto, o que está envolvido no arrependimento é um retorno a Deus depois de termos sido separados Dele pelos nossos pecados.

Segunda-feira, 22 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos