Deuteronômio no Novo Testamento
Lições da Bíblia1
“Está escrito: ‘O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’” (Mt 4:4).
O NT está repleto de referências ao AT. Ou seja, os escritores inspirados do NT citaram os escritores inspirados do AT como fonte de autoridade. O próprio Jesus disse: “Está escrito” (Mt 4:4), significando o seguinte: “Está escrito no AT”; e Ele disse: “para que se cumprissem as Escrituras” (Mc 14:49), isto é, as Escrituras do AT. E quando Jesus encontrou dois discípulos no caminho de Emaús, em vez de fazer um milagre para mostrar quem Ele era, “explicou-lhes o que constava a respeito Dele em todas as Escrituras” (Lc 24:27).
Seja usando citações diretas do AT, ou alusões, ou referências a histórias ou profecias, os escritores do NT constantemente usaram o AT para apoiar, e até mesmo justificar, suas afirmações.
Entre os livros frequentemente citados ou mencionados está Deuteronômio (junto com Salmos e Isaías). Mateus, Marcos, Lucas, Atos, João, Romanos, Gálatas, 1 e 2 Coríntios, Hebreus, as epístolas pastorais de Paulo e o Apocalipse remontam a Deuteronômio.
Nesta semana, examinaremos alguns desses casos e veremos quais verdades presentes podemos extrair deles.
Sábado, 11 de dezembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.