Levantando rostos

 Lições da Bíblia1

Em Deuteronômio 10, Moisés (novamente) recontava a história de Israel e (mais uma vez) usou esses relatos para admoestar seu povo à fidelidade. Em meio a essa advertência, ele disse algo mais.

2. Leia Deuteronômio 10:17-19. Qual é a mensagem essencial para o povo, e por que ela é relevante para a igreja de Deus hoje?

Deuteronômio 10:17-19 (ARA)2: “17 Pois o Senhor, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno; 18 que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes. 19 Amai, pois, o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.”

A frase “não trata as pessoas com parcialidade” é traduzida de uma figura hebraica de linguagem que significa literalmente “não levantar rostos”. Acredita-se que a expressão tenha se originado em um cenário jurídico em que o juiz ou rei via o rosto da pessoa no julgamento e, com base na condição dela (importante ou insignificante), dava o veredito. O que está subjacente nessa passagem é que o Senhor não trata as pessoas dessa maneira, apesar de Sua grandeza e poder. Ele é justo com todos, independentemente da posição social. Essa verdade foi revelada na vida de Jesus e em Seu modo de tratar até mesmo os mais desprezados na sociedade.

Leia Atos 10:34, Romanos 2:11, Gálatas 2:6, Efésios 6:9, Colossenses 3:25 e 1 Pedro 1:17. Como esses textos usam Deuteronômio 10:17?

Atos 10:34 (ARA)2: “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;”

Romanos 2:11 (ARA)2: “Porque para com Deus não há acepção de pessoas.”

Gálatas 2:6 (ARA)2: “E, quanto àqueles que pareciam ser de maior influência (quais tenham sido, outrora, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram;”

Efésios 6:9 (ARA)2: “E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.

Colossenses 3:25 (ARA)2: “pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

1 Pedro 1:17 (ARA)2: “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,”

Por mais variadas que sejam as circunstâncias em cada uma dessas referências (em Efésios, Paulo disse aos senhores para que fossem cuidadosos na maneira de tratar seus escravos; em Romanos, Paulo falou que, em relação à salvação e condenação, não há diferença entre judeus e gentios), todas elas remontam a Deuteronômio e à ideia de que Deus “não levanta rostos”. E se o “Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível” não o faz, então não faremos.

Em Romanos, vemos uma revelação do evangelho: estamos todos no mesmo nível, independentemente da nossa condição. Somos pecadores que precisam da graça de Deus. A boa notícia é que, não importa nossa posição, somos salvos em Cristo.

Quantas vezes, mesmo sutilmente, você “levanta rostos”? Por que a cruz nos mostra quão pecaminosa é essa atitude?

Segunda-feira, 13 de dezembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos