Deus nos falou pelo Filho

 Lições da Bíblia1

3. Leia Hebreus 1:1-4. Qual é a ideia central desses versos?

Hebreus 1:1-4 (ARA)2: “1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.”

No original grego, Hebreus 1:1-4 é apenas uma frase, e afirma-se que é a mais bela de todo o NT do ponto de vista de sua qualidade retórica. Sua principal afirmação é que Deus falou conosco por meio de Seu Filho, Jesus.

Para os judeus do primeiro século d.C., a palavra de Deus não era ouvida havia muito tempo. A última revelação expressa na Palavra divina escrita foi por meio do profeta Malaquias e dos ministérios de Esdras e Neemias quatro séculos antes. Porém, por meio de Jesus, Deus falou com eles novamente.

A revelação divina por meio de Jesus, no entanto, foi superior à revelação que Deus fez por meio dos profetas, pois Jesus é um meio maior de revelação. Ele é o próprio Deus, que criou o céu e a Terra e governa o Universo. Para Paulo, a divindade de Cristo é inquestionável.

Além disso, para o apóstolo, o AT era a Palavra de Deus. O mesmo Deus que falou no passado continua a falar no presente. O AT comunica a vontade divina; porém, só foi possível entender seu significado de maneira mais completa quando o Filho veio à Terra. Na mente do autor, a revelação do Pai no Filho ofereceu a chave para a compreensão da verdadeira amplitude do AT, assim como a imagem na caixa de um quebra-cabeça apresenta a chave para encontrar o encaixe correto para cada uma das peças. Jesus trouxe à luz muito do AT.

Ele veio para ser nosso Representante e Salvador, tomar nosso lugar na luta e derrotar a serpente. Da mesma forma, em Hebreus, Jesus é o Pioneiro, Capitão e “Precursor” dos crentes (Hb 2:10; 6:20). Ele luta por nós e nos representa. Isso também significa que o que Deus fez por Jesus, nosso Representante, também quer fazer por nós. Aquele que exaltou Jesus à Sua direita também deseja que nos sentemos com Jesus em Seu trono (Ap 3:21). A mensagem de Deus para nós em Jesus inclui não apenas o que Jesus disse, mas também o que o Pai fez por meio Dele e para Ele, para nosso benefício temporal e eterno.

Pense no significado da vinda de Deus à Terra, na Pessoa de Jesus. Por que essa verdade nos traz tanta esperança?

Segunda-feira, 10 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos