Entrando em Seu descanso

 Lições da Bíblia1

5. Leia Hebreus 3:11 e 4:1, 3, 5, 10. Como Deus caracteriza o descanso no qual nos convida a entrar?

Hebreus 3:11 (ARA)2: “Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.” Hebreus 4:1, 3, 5, 10 (ARA)2: “1 Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. […] 3 Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. […] 5 E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. […] 10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obrascomo Deus das suas.”

Deus não nos convida simplesmente para descansar. Somos convidados a entrar em Seu descanso. Na Bíblia, “descanso” pode denotar paz na terra de Canaã (Dt 3:20), ou o templo em que a arca da aliança descansava (2Cr 6:41), ou o sábado em que Deus e os israelitas “descansam” de seu trabalho (Êx 20:11). Porém, nas passagens acima o Senhor os convida a entrar em Seu descanso.

6. Leia Hebreus 4:9-11, 16. O que somos chamados a fazer?

Hebreus 4:9-11, 16 (ARA)2: 9 Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. 11 Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

O descanso sabático celebra o fato de Deus ter terminado ou completado a obra da criação (Gn 2:1-3; Êx 20:8-11) ou redenção (Dt 5:12-15). Da mesma forma, a entronização de Jesus no templo celestial celebra o fato de que Ele terminou de oferecer o sacrifício perfeito para nossa salvação (Hb 10:12-14).

Observe, Deus descansa somente quando garante nosso bem-estar. Na criação, Deus descansou quando terminou a criação do mundo. Depois, descansou no templo somente depois que a conquista da terra que Ele havia prometido a Abraão foi completada por meio das vitórias de Davi, e Israel habitava seguro (1Rs 4:21-25; compare com Êx 15:18-21; Dt 11:24; 2Sm 8:1-14). Deus construiu uma casa para Si só depois que Israel e o rei tinham uma casa.

O descanso final que Deus nos promete é o novo mundo que criará para nós depois que o grande conflito finalmente terminar. Hebreus se refere a ele como “a cidade […] da qual Deus é o Arquiteto e Construtor” (Hb 11:10) e como uma pátria celestial (Hb 11:14-16). Esse descanso é a restauração do domínio, glória e honra que Deus originalmente concedeu aos seres humanos na criação (Hb 2:5-8; 12:28). É o Seu descanso. Não é simplesmente uma terra perfeita em que teremos paz, mas um novo céu e uma nova terra onde o trono de Deus estará. Ali teremos o nosso almejado descanso sabático.

Como podemos entrar no descanso de Deus agora mesmo e, pela fé, ter a certeza da salvação em Cristo, e não em nós mesmos?

Quarta-feira, 26 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos