Hoje, se ouvirem a Sua voz

 Lições da Bíblia1

4. Qual é o convite de Deus para nós em Hebreus 4:6-11?

Hebreus 4:6-11 (ARA)2: “6 Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, 7 de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. 8 Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. 9 Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. 11 Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.

Embora a geração do deserto não tenha entrado no descanso por sua falta de fé, isso não impediu Deus de trabalhar em favor de Seu povo. Ele permaneceu fiel (2Tm 2:13). Paulo repetiu várias vezes que a promessa divina permanece (Hb 4:1, 6, 9). Ele usou os verbos gregos kataleip? e apoleip?, o que significa que a promessa foi “deixada para trás” ou ignorada pelo povo. O fato de que o convite para entrar no descanso tenha sido repetido na época de Davi (Hb 4:6, 7, referindo-se ao Sl 95) implicava que a promessa não havia sido reivindicada e que ainda estava disponível. Na verdade, sugere que o descanso está disponível desde a criação (Hb 4:3, 4).

Deus, entretanto, nos convida “hoje” a entrar em Seu descanso. “Hoje” é um conceito repleto de significado. Quando Moisés renovou a aliança de Israel com Deus na fronteira da terra prometida, enfatizou a importância do “hoje” (Dt 5:3; compare com 4:8; 6:6; 11:2). “Hoje” foi um momento de reflexão em que ele convidou o povo a reconhecer que Deus tinha sido fiel (Dt 11:2-7). “Hoje” também foi o momento de decidir ser fiel ao Senhor (Dt 5:1-3). Essa decisão não pode ser adiada.

Da mesma forma, “hoje” é para nós um momento de decisão, de oportunidade, mas também de perigo, como sempre foi para o povo de Deus.

No livro de Hebreus, o conceito do “hoje” denota o tempo do cumprimento das promessas divinas. Deus inaugurou esse momento com o decreto: “Hoje Eu gerei Você” (Hb 1:5), que estabeleceu Jesus como Governante em cumprimento de Suas promessas (2Sm 7:8-16). Assim, a entronização de Jesus inaugurou uma nova era de bênçãos e oportunidades para nós. Jesus derrotou os inimigos (Hb 2:14-16) e inaugurou uma nova aliança (Hb 8–10). Podemos nos aproximar “ousadamente” da presença divina (Hb 4:14-16; 10:19-23) e nos regozijar diante do Senhor com sacrifícios espirituais de ação de graças e louvor (Hb 12:28; 13:10-16). O apelo feito “hoje” nos convida a reconhecer que Deus é fiel e nos dá todas as razões para aceitar Seu convite imediatamente, sem tardar.

Que decisões espirituais você deve tomar “hoje”? Como foram suas experiências quando adiou o que sabia que Deus queria que você fizesse de imediato?

Terça-feira, 25 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos