Jesus é o nosso Campeão

 Lições da Bíblia1

Compare 1 Samuel 8:19, 20 e Hebreus 2:14-16. O que os israelitas procuravam em um rei e como esses anseios foram satisfeitos em Jesus?

1 Samuel 8:19, 20 (ARA)2: “19 Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós. 20 Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar-nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras.”

Hebreus 2:14-16 (ARA)2: “14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. 16 Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.”

Os israelitas queriam um rei para ser seu juiz e líder na batalha porque se esqueceram de que Deus era seu rei. A restauração completa do governo de Deus sobre Seu povo aconteceu com Jesus. Como nosso Rei, Jesus nos lidera na batalha contra o inimigo.

Hebreus 2:14-16 descreve Jesus como o Campeão dos fracos seres humanos. Cristo enfrenta e derrota o diabo em um combate solo e nos livra da escravidão. Essa descrição lembra a batalha entre Davi e Golias. Depois de ungido rei (1Sm 16), Davi salvou seus irmãos da escravidão ao derrotar Golias. Os termos do combate determinavam que o vencedor escravizaria o povo da outra parte (1Sm 17:8-10). Assim, Davi foi o campeão de Israel. Ele representou a nação.

4. Leia Isaías 42:13 e 59:15-20. Como Yahweh é descrito nessas passagens?

Isaías 42:13 (ARA)2: “O Senhor sairá como valentedespertará o seu zelo como homem de guerraclamará, lançará forte grito de guerra e mostrará sua força contra os seus inimigos.”

Isaías 59:15-20 (ARA)2: “15 Sim, a verdade sumiu, e quem se desvia do mal é tratado como presa. O Senhor viu isso e desaprovou o não haver justiça. 16 Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve. 17 Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeçapôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto. 18 Segundo as obras deles, assim retribuirá; furor aos seus adversários e o devido aos seus inimigos; às terras do mar, dar-lhes-á a paga. 19 Temerão, pois, o nome do Senhor desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do Senhor. 20 Virá o Redentor a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor.”

Hebreus 2:14-16 faz referência ao fato de Deus ter livrado Israel em um combate solo. Observe a passagem de Isaías: “Mas assim diz o Senhor: ‘Certamente os presos serão tirados do valente, e o despojo do tirano será resgatado, porque Eu lutarei contra os que lutam contra você e salvarei os seus filhos’”(Is 49:25).

Como cristãos, muitas vezes pensamos que lutamos sozinhos contra Satanás. Quando lemos Efésios 6:10-18, vemos que, sim, estamos em combate com o diabo, mas Deus é nosso Campeão e vai para a batalha antes de nós. Somos parte de Seu exército, e é por isso que temos que usar Sua armadura. Além disso, não lutamos sozinhos. O sujeito em Efésios 6 é plural. Nós, como igreja, pegamos a armadura e lutamos juntos atrás de nosso Campeão, o próprio Deus.

O que significa vestir a armadura de Deus? Em nossa luta diária com o eu, a tentação e outros desafios, como podemos nos valer do poder divino, que nos permite ser fiéis?

Terça-feira, 04 de janeiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos