Sacerdote eficiente

 Lições da Bíblia1

“Portanto, se a perfeição fosse possível por meio do sacerdócio levítico – pois foi com base nele que o povo recebeu a lei –, que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e não segundo a ordem de Arão?” (Hb 7:11).

Sacerdotes são mediadores entre Deus e os seres humanos. No entanto, os sacerdotes levitas não podiam prover acesso completo e seguro a Deus, pois não ofereciam perfeição (Hb 7:11, 18, 19), visto que eles mesmos não eram perfeitos.

Os sacrifícios de animais também não poderiam limpar a consciência do pecador. Seu propósito era apontar para o ministério de Jesus e Seu sacrifício, o único que proporcionaria a verdadeira purificação do pecado (Hb 9:14; 10:1-3, 10-14). A função dos sacerdotes levitas e seus sacrifícios era temporária e ilustrativa. Por meio do ministério deles, Deus queria levar as pessoas a depositar fé no futuro ministério de Jesus, “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1:29).

3. Leia Hebreus 7:11-16. Por que houve necessidade de mudar a lei?

Hebreus 7:11-16 (ARA)2: “11 Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? 12 Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. 13 Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar; 14 pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes. 15 E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote, 16 constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel.

Hebreus 7:12 explica que a mudança do sacerdócio tornou necessária uma mudança na lei. Por quê? Porque havia uma lei muito rígida que proibia a pessoa que não fosse da linhagem de Levi por meio de Arão de servir como sacerdote (Nm 3:10; 16:39, 40). Hebreus 7:13, 14 explica que Jesus era da linhagem de Judá. Paulo argumenta que Sua designação como sacerdote significa que Deus mudou a lei do sacerdócio.

A vinda de Jesus também implicou uma mudança na lei dos sacrifícios. Os pecadores eram obrigados a trazer diferentes tipos de sacrifícios para obter expiação (Lv 1–7), mas ao vir Jesus e oferecer um sacrifício perfeito, a lei dos sacrifícios de animais também foi posta de lado (Hb 10:17, 18) como resultado da nova aliança e da revelação mais completa do plano da salvação.

Pense na infinidade de sacrifícios de animais oferecidos na antiguidade, todos apontando para Jesus, e ainda assim nenhum deles podia realmente pagar pelos pecados da humanidade. Por que somente a morte de Jesus poderia fazer isso?

Terça-feira, 01 de fevereiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos