A necessidade de um véu

 Lições da Bíblia1

Os véus têm função dupla. O termo que Hebreus usa para véu (katepetasma) pode se referir à cortina do átrio (Êx 38:18), à entrada da área externa do santuário (Êx 36:37), ou ao véu que separava o lugar santo do santo dos santos (Êx 26:31-35). Esses véus eram limites que apenas algumas pessoas podiam cruzar.

4. Leia Levítico 16:1, 2 e 10:1-3. Que advertência há nessas passagens?

Levítico 16:1, 2 (ARA)2: “1 Falou o Senhor a Moisés, depois que morreram os dois filhos de Arão, tendo chegado aqueles diante do Senhor. 2 Então, disse o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.

Levítico 10:1-3 (ARA)2: “1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. 2 Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor. 3 E falou Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou.”

O véu era uma proteção para os sacerdotes enquanto ministravam diante de um Deus santo. Depois do pecado do bezerro de ouro, Deus disse a Moisés que não os acompanharia até a terra prometida para que não os consumisse, pois eram um “povo teimoso” (Êx 33:3). Assim, Moisés mudou a tenda do encontro para longe do arraial (Êx 33:7). No entanto, depois que Moisés intercedeu, Deus concordou em ir no meio deles (Êx 33:12-20), mas estabeleceu várias medidas para proteger o povo.

Por exemplo, Israel acampava em uma ordem estrita que formava um quadrado vazio no meio onde o tabernáculo era montado. Além disso, os levitas acampavam ao redor a fim de proteger o santuário e sua mobília da invasão de estranhos (Nm 1:51; 3:10). Eles eram, de fato, uma espécie de véu humano que protegia o povo de Israel: “Mas os levitas acamparão ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja ira sobre a congregação dos filhos de Israel. Os levitas assumirão a tarefa de cuidar do tabernáculo do testemunho” (Nm 1:53).

Jesus, como nosso Sacerdote, também foi nosso véu. Por meio de Sua encarnação, Deus armou Seu tabernáculo entre nós e pudemos contemplar Sua glória (Jo 1:14-18). Ele tornou possível que um Deus santo vivesse entre um povo imperfeito.

Pense no que significa o Deus Criador habitar entre Seu povo, que era uma nação de escravos recém-libertados. O que isso ensina sobre quanto Deus está perto de nós?

Terça-feira, 01 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos