Avareza e imoralidade sexual

 Lições da Bíblia1

2. Leia Hebreus 13:4, 5; Lucas 16:10-18; 1 Coríntios 5:1; Efésios 5:3-5 e Colossenses 3:5. Quais são os dois males relacionados nessas passagens?

Hebreus 13:4, 5 (ARA)2: “4 Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros. 5 Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”

Lucas 16:10-18 (ARA)2: “10 Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. 11 Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza? 12 Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso? 13 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 14 Os fariseus, que eram avarentos, ouviam tudo isto e o ridiculizavam. 15 Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus. 16 A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele. 17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei. 18 Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.

1 Coríntios 5:1 (ARA)2: “1 Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.”

Efésios 5:3-5 (ARA)2: “3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. 5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”

Colossenses 3:5 (ARA)2: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;”

Paulo advertiu seus leitores contra a imoralidade sexual e a avareza, visto que eram duas graves ameaças ao amor fraternal.

A admoestação de Paulo para honrar o casamento sugeria evitar qualquer coisa que pudesse menosprezá-lo, o que incluía abster-se tanto da violação do juramento matrimonial quanto de divórcios injustificados (Mt 19:9). A exortação para manter o leito conjugal imaculado refere-se a evitar a profanação do matrimônio por meio de relações sexuais fora dele. No NT a palavra “imorais” refere-se a pessoas que praticam formas de imoralidade sexual (1Co 5:9-11; 6:9, 10; Ef 5:5; 1Tm 1:9, 10; Ap 21:8; 22:15). A sociedade greco-romana era negligente em relação à ética sexual. Um duplo padrão era comum; os homens tinham liberdade em seus relacionamentos sexuais, desde que fossem discretos. Paulo avisou, no entanto, que Deus julgará os adúlteros. Os crentes não devem permitir que as convenções sociais estabeleçam seus padrões éticos.

O “amor ao dinheiro” era um dos principais vícios no mundo grecoromano. Em outra carta, Paulo se referiu a ele como a raiz de todos os males (1Tm 6:10). A luta contra esse vício é uma atitude que o apóstolo incentivou em várias epístolas. Primeiro, os cristãos deveriam “viver contentes” com o que tinham (2Co 9:8; Fp 4:11, 12). Além disso, deviam confiar na seguinte promessa divina: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei” (Hb 13:5). Essa promessa foi repetida várias vezes ao povo de Deus e está disponível para nós (Gn 28:15; Dt 31:6, 8; Js 1:5; 1Cr 28:20). Os crentes são convidados a responder a essa promessa com as palavras do Salmo 118:6: “O Senhor é o meu auxílio, não temerei. O que é que alguém pode me fazer?” Essa referência é apropriada, pois o salmista expressou ali sua confiança em Deus, apesar do sofrimento infligido a ele pelos incrédulos.

De que forma a sociedade contemporânea mina a pureza sexual e, ao mesmo tempo, alimenta o amor ao dinheiro? Na prática, como podemos fortalecer nossas defesas contra esses dois vícios perigosos?

Segunda-feira, 21 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos