Deus fará tremer os Céus e a Terra

 Lições da Bíblia1

Depois de descrever a reunião festiva no Céu, Paulo advertiu os leitores que prestassem atenção à voz de Deus, pois Ele fará tremer “mais uma vez […] não só a Terra, mas também o Céu” (Hb 12:26). Paulo disse que, embora Jesus tenha sido entronizado no Céu, nossa salvação não foi consumada. Precisamos estar atentos porque um evento importante ainda está para acontecer.

3. Compare Ageu 2:6-9, 20-22; Salmo 96:9, 10; 99:1 e Hebreus 12:26, 27. Qual é o propósito divino de fazer tremer os Céus e a Terra, e o que isso significa?

Ageu 2:6-9, 20-22 (ARA)2: “6 Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; 7 farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos. 8 Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. 9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. […] 20 Veio a palavra do Senhor segunda vez a Ageu, ao vigésimo quarto dia do mês, dizendo: 21 Fala a Zorobabel, governador de Judá: Farei abalar o céu e a terra; 22 derribarei o trono dos reinos e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que andam nele; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, um pela espada do outro.”

Salmo 96:9, 10 (ARA)2: “9 Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras.  10 Dizei entre as nações: Reina o Senhor. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com equidade.”

Salmo 99:1 (ARA)2: “Reina o Senhor; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra.”

Hebreus 12:26, 27 (ARA)2: “26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. 27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.”

No AT, fazer a terra tremer era uma figura comum para representar a presença de Deus, que aparece para libertar Seu povo. Quando Débora e Baraque lutaram contra Sísera, Deus lutou desde o Céu por eles (Jz 5:20). Isso é descrito como um poderoso terremoto, um abalo na terra e nas montanhas por causa da presença divina (Jz 5:4, 5). Encontramos essa mesma imagem em todo o AT quando Deus aparecia para libertar os oprimidos (Sl 68:7, 8; 60:2; 77:17, 18). Assim, um tremor se tornou um sinal do juízo de Deus quando Ele afirma Sua autoridade sobre os povos da Terra. Os profetas previram que isso aconteceria no Dia do Senhor (Is 13:13; 24:18-23).

Para os hebreus, esse abalo se refere à destruição dos inimigos de Deus. O Senhor disse: “Sente-Se à Minha direita, até que Eu ponha os Seus inimigos por estrado dos Seus pés” (Hb 1:13). Assim, Jesus derrotou o inimigo (Hb 2:14-16) e foi entronizado (Hb 1:5-14), mas os inimigos ainda não foram destruídos (Hb 10:11-14; 1Co 15:23-25). Deus irá destruí-los no futuro, quando sacudir os céus e a Terra. Esse abalo significa a destruição dos poderes terrestres que perseguem o povo de Deus e, mais importante, a destruição dos poderes celestiais (Satanás e seus anjos) que estão por trás dos poderes terrestres e os controlam.

Por que a promessa de que um dia a justiça será feita e o mal que prevalece no mundo será destruído é tão esperançosa, especialmente para os que sofreram diretamente nas mãos do mal?

Terça-feira, 15 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos