O justo viverá pela fé

 Lições da Bíblia1

1. Leia Hebreus 10:35-39. O que Deus nos diz nesses versos?

Hebreus 10:35-39 (ARA)2: “35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”

A perseverança é uma característica do povo de Deus no tempo do fim, sem a qual não serão capazes de receber as promessas (Ap 13:10; 14:12). Para perseverar, porém, os crentes precisam “conservar” a fé (Hb 10:23; 4:14). Paulo mostrou que a geração do deserto não recebeu a promessa porque lhes faltou fé (Hb 3:19). Hebreus retrata os crentes no limiar do cumprimento das promessas (Hb 9:28; 10:25, 36-38) e mostra que eles precisam exercer fé para recebê-las (Hb 10:39).

Paulo apresentou sua exposição sobre a fé citando Habacuque 2:2-4. Esse profeta perguntou a Deus por que Ele tolerava os perversos que oprimiam os justos (Hc 1:12-17). Habacuque e o povo estavam sofrendo e queriam que Deus agisse. Porém, o Senhor respondeu que havia um tempo determinado para o cumprimento de Sua promessa, e eles precisavam esperar (Hc 2:2-4). Habacuque e seu povo viveram, como nós, entre o tempo da promessa e o tempo de seu cumprimento. A mensagem divina continua em Hebreus: “Aquele que vem virá e não irá demorar” (Hb 10:37; ver também Hc 2:3 [“Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.”]). A mensagem se refere a Jesus. Ele é o Justo, a personificação da fé que agrada a Deus e vivifica (Hb 10:5-10).

Por que, então, Ele Se demoraria? Ele já veio para morrer por nós (Hb 9:15-26) e certamente virá outra vez no tempo determinado (Hb 9:27, 28; 10:25).

Deus disse: “O Meu justo viverá pela fé” (Hb 10:38). Essa mesma verdade é afirmada em Romanos 1:17 e Gálatas 3:11. Romanos 1:16, 17 esclarece que a justiça divina se revela “de fé em fé”. O que Paulo quis dizer é que a fidelidade de Deus às Suas promessas vem em primeiro lugar, e Sua fidelidade produz, como resultado, nossa fé e fidelidade. Visto que Deus é fiel às Suas promessas (2Tm 2:13), os justos, em resposta, permanecerão fiéis.

Por que é importante reconhecer que nossa fé resulta da fidelidade divina e dela se alimenta? Como confiar mais na fidelidade de Deus para conosco e em Suas promessas para nós?

Domingo, 06 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos