Um reino inabalável

 Lições da Bíblia1

Deus anunciou que sacudirá os céus e a Terra, o que significa que destruirá as nações inimigas. No entanto, existem algumas coisas que não serão abaladas.

4. Compare Salmos 15:5; 16:8; 21:7; 62:2; 112:6 e Hebreus 12:27. Quais coisas não serão abaladas?

Salmos 15:5 (ARA)2: “o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.”

Salmos 16:8 (ARA)2: “O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.

Salmos 21:7 (ARA)2: “O rei confia no Senhor e pela misericórdia do Altíssimo jamais vacilará.

Salmos 62:2 (ARA)2: “Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado.

Salmos 112:5-6 (ARA)2: “5 Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; 6 não será jamais abalado; será tido em memória eterna.”

Hebreus 12:27 (ARA)2: “Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.

Muitas traduções modernas de Hebreus 12:27 sugerem que o tremor dos céus e da Terra signifique que eles serão removidos e desaparecerão para sempre. No entanto, a Bíblia afirma que Deus criará novos céus e uma nova Terra (Is 65:17; Ap 21:1-4), os que morreram em Cristo serão ressuscitados e todos os salvos terão um novo corpo (1Ts 4:13-17; Fp 3:20). Assim, o “abalo” implica a purificação e a renovação da criação, não em sua remoção completa. O que existe será recriado, e esta Terra será o lar dos remidos.

Contudo, os justos não serão abalados, pois confiam em Deus. O Criador os sustenta e garante sua sobrevivência.

Observe que, em Hebreus, permanência e estabilidade estão associadas a Jesus. Hebreus 1:10-12 diz: “No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da Terra, e os céus são obra das Tuas mãos. Eles perecerão, mas Tu permaneces; todos eles envelhecerão como veste; como manto Tu os enrolarás, e, como roupas, serão igualmente mudados. Tu, porém, és o mesmo, e os Teus anos jamais terão fim”. Hebreus também diz que o sacerdócio de Jesus permanece para sempre (Hb 7:3, 24), assim como a herança dos remidos (Hb 10:34). No juízo final, os que estão “em Jesus” não serão abalados (Sl 46:5).

Hebreus 12:28 diz que receberemos “um reino inabalável”. Essa é uma referência a Daniel 7:18, que diz que os santos “o possuirão para todo o sempre”. Esse é o reino que “jamais será destruído”, mencionado em Daniel 2:44. Esse reino pertence ao Filho, mas Ele o compartilhará conosco. Apocalipse 20:4 diz que julgaremos com Ele os poderes do mal que nos perseguiram (1Co 6:3).

Que escolhas você pode fazer para permanecer inabalável até o fim? (Veja Ef 4:14 [“para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”]).

Quarta-feira, 16 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos